Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46278

Share on

Title: Ideias para aplicação dos conceitos de mobilidade urbana sustentável ao caso da avenida norte Miguel Arraes de Alencar
Authors: RODRIGUES, Camila Ágata Duarte
SORIANO, Marina de Almeida Gomes
Keywords: Engenharia Civil; Transporte público; Mobilidade urbana sustentável; BRT; Ciclovia
Issue Date: 20-Feb-2015
Citation: RODRIGUES, Camila Ágata Duarte; SORIANO, Marina de Almeida Gomes. Ideias para aplicação dos conceitos de mobilidade urbana sustentável ao caso da avenida norte Miguel Arraes de Alencar. 2015. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
Abstract: O transporte público vem sendo negligenciado no Brasil e o investimento em infraestrutura tem sido muitas vezes voltado para vias que favorecem e estimulam o transporte automotivo privado. Com isso, o trânsito nas cidades de médio e grande porte tem se tornado cada dia mais insuportável, e os moradores que perdem horas nos seus deslocamentos diários tem estado cada vez mais desconfortáveis com esta situação. Há uma necessidade de mudança. Na cidade do Recife a situação não é diferente, e a Avenida Norte, como uma das principais vias da cidade, apresenta um fluxo elevado de passageiros e clama por uma nova estrutura que permita que o deslocamento flua de maneira mais rápida e confortável. Este trabalho sugere um eficiente sistema integrado de BRT (Bus Rapid Transit) e ciclovias como solução para o trânsito na Av. Norte, além de um melhoramento das calçadas e da construção de estacionamentos periféricos, e da proibição da circulação de carros neste corredor. Este novo modal tem como objetivo facilitar e agilizar o transporte de quem já circula pela via e também atrair ainda mais passageiros devido à qualidade do sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46278
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons