Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46278
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Camila Ágata Duarte | - |
dc.contributor.author | SORIANO, Marina de Almeida Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T20:05:17Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T20:05:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-05 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Camila Ágata Duarte; SORIANO, Marina de Almeida Gomes. Ideias para aplicação dos conceitos de mobilidade urbana sustentável ao caso da avenida norte Miguel Arraes de Alencar. 2015. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46278 | - |
dc.description.abstract | O transporte público vem sendo negligenciado no Brasil e o investimento em infraestrutura tem sido muitas vezes voltado para vias que favorecem e estimulam o transporte automotivo privado. Com isso, o trânsito nas cidades de médio e grande porte tem se tornado cada dia mais insuportável, e os moradores que perdem horas nos seus deslocamentos diários tem estado cada vez mais desconfortáveis com esta situação. Há uma necessidade de mudança. Na cidade do Recife a situação não é diferente, e a Avenida Norte, como uma das principais vias da cidade, apresenta um fluxo elevado de passageiros e clama por uma nova estrutura que permita que o deslocamento flua de maneira mais rápida e confortável. Este trabalho sugere um eficiente sistema integrado de BRT (Bus Rapid Transit) e ciclovias como solução para o trânsito na Av. Norte, além de um melhoramento das calçadas e da construção de estacionamentos periféricos, e da proibição da circulação de carros neste corredor. Este novo modal tem como objetivo facilitar e agilizar o transporte de quem já circula pela via e também atrair ainda mais passageiros devido à qualidade do sistema. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.subject | BRT | pt_BR |
dc.subject | Ciclovia | pt_BR |
dc.title | Ideias para aplicação dos conceitos de mobilidade urbana sustentável ao caso da avenida norte Miguel Arraes de Alencar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Public transportation has been neglected in Brazil and the investments in infrastructure have often been focused on pathways that promote and stimulate the private automotive transport. That way, traffic in medium and large cities has become every day more unbearable, and the residents who lose hours in their daily movements have been increasingly uncomfortable with this situation. There is a need for change. In Recife situation is not different, and the Av. Norte, as one of the main roads of the city, has a high flow of passengers and calls for a new infrastructure that allow a quick and comfortable flow of people. This paper suggests an efficient integrated system of BRT (Bus Rapid Transit) and bike path as a solution to traffic on Av. Norte, and an improvement of sidewalks and construction of peripheral parking lots, and the forbiddance of cars in this corridor. This new modal aims to facilitate and accelerate the transport through this avenue, and also attract more passengers due to system quality. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons