Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182
Compartilhe esta página
Título: | Alinhavar : poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais |
Autor(es): | DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto |
Palavras-chave: | Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos; Pesquisa Narrativa; Arte Têxtil; Processos de Criação |
Data do documento: | 28-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto. Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A investigação “Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais” trata de um processo de criação em arte têxtil que rememora e problematiza narrativas autobiográficas sobre a formação da docência em artes visuais. Deste modo, sob o aporte da abordagem a/r/tográfica alinhavei as relações entre pesquisa autobiográfica, práticas contemporâneas em arte têxtil e a formação docente, perguntando quais sentidos sobre a docência artista posso construir em relação às narrativas de professoras de artes visuais em processo de formação inicial? Tive como objetivos específicos: 1) desenvolver o processo poético têxtil Alinhavar por meio de relações artístico- pedagógicas com cinco estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UFPE; 2) refletir sobre as possíveis aproximações das narrativas autobiográficas na formação docente e; 3) compreender a partir das partilhas poéticas e narrativas os caminhos de uma docência artista. Perpassei por reflexões teóricas sobre Processos de Criação (OSTROWER, 2014); Pesquisa Narrativa (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) e Saber-Fazer Docente (TARDIF, 2002) para embasar as narrativas compartilhadas na poética têxtil com as cinco estudantes em formação. Tive por caminhos interpretativos perceber a construção de sentidos da docência artista baseada na narratividade e nos processos de criação demonstrando como os processos de formação docente podem ser uma artesania de saberes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ingrid Borba de Souza Pinto Domingos.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons