Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNUNES, Luciana Borre-
dc.contributor.authorDOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto-
dc.date.accessioned2022-09-05T16:58:52Z-
dc.date.available2022-09-05T16:58:52Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.citationDOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto. Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182-
dc.description.abstractA investigação “Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais” trata de um processo de criação em arte têxtil que rememora e problematiza narrativas autobiográficas sobre a formação da docência em artes visuais. Deste modo, sob o aporte da abordagem a/r/tográfica alinhavei as relações entre pesquisa autobiográfica, práticas contemporâneas em arte têxtil e a formação docente, perguntando quais sentidos sobre a docência artista posso construir em relação às narrativas de professoras de artes visuais em processo de formação inicial? Tive como objetivos específicos: 1) desenvolver o processo poético têxtil Alinhavar por meio de relações artístico- pedagógicas com cinco estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UFPE; 2) refletir sobre as possíveis aproximações das narrativas autobiográficas na formação docente e; 3) compreender a partir das partilhas poéticas e narrativas os caminhos de uma docência artista. Perpassei por reflexões teóricas sobre Processos de Criação (OSTROWER, 2014); Pesquisa Narrativa (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) e Saber-Fazer Docente (TARDIF, 2002) para embasar as narrativas compartilhadas na poética têxtil com as cinco estudantes em formação. Tive por caminhos interpretativos perceber a construção de sentidos da docência artista baseada na narratividade e nos processos de criação demonstrando como os processos de formação docente podem ser uma artesania de saberes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativospt_BR
dc.subjectPesquisa Narrativapt_BR
dc.subjectArte Têxtilpt_BR
dc.subjectProcessos de Criaçãopt_BR
dc.titleAlinhavar : poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5227524047321329pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe research “Alinhavar: textile poetics and teaching narratives about training in visual arts” deals with a process of creation in textile art that recalls and problematizes autobiographical narratives about the training of teaching in Visual Arts. In this way, under the contribution of the a/r/tographic approach, I strung the relationships between autobiographical research, contemporary practices in textile art and teacher training, asking what meanings about artist teaching I can build in relation to the narratives of visual arts teachers in the process. of initial training? I had as specific objectives: 1) to develop the textile poetic process Alinhavar through artistic-pedagogical relationships with five students of the Visual Arts course – UFPE degree; 2) reflect on the possible approximations of autobiographical narratives in teacher education and; 3) to understand from poetic and narrative sharing the paths of an artist teaching. I went through theoretical reflections on Creation Processes (OSTROWER, 2014); Narrative Research (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) and Knowledge-Doing Teacher (TARDIF, 2002) to support the narratives shared in textile poetics with the five students in training. Through interpretive paths, I had to perceive the construction of meanings of artist teaching based on narrativity and on the processes of creation, demonstrating how the processes of teacher training can be an artisanship of knowledge.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ingrid Borba de Souza Pinto Domingos.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons