Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NUNES, Luciana Borre | - |
dc.contributor.author | DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T16:58:52Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T16:58:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto. Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182 | - |
dc.description.abstract | A investigação “Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais” trata de um processo de criação em arte têxtil que rememora e problematiza narrativas autobiográficas sobre a formação da docência em artes visuais. Deste modo, sob o aporte da abordagem a/r/tográfica alinhavei as relações entre pesquisa autobiográfica, práticas contemporâneas em arte têxtil e a formação docente, perguntando quais sentidos sobre a docência artista posso construir em relação às narrativas de professoras de artes visuais em processo de formação inicial? Tive como objetivos específicos: 1) desenvolver o processo poético têxtil Alinhavar por meio de relações artístico- pedagógicas com cinco estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UFPE; 2) refletir sobre as possíveis aproximações das narrativas autobiográficas na formação docente e; 3) compreender a partir das partilhas poéticas e narrativas os caminhos de uma docência artista. Perpassei por reflexões teóricas sobre Processos de Criação (OSTROWER, 2014); Pesquisa Narrativa (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) e Saber-Fazer Docente (TARDIF, 2002) para embasar as narrativas compartilhadas na poética têxtil com as cinco estudantes em formação. Tive por caminhos interpretativos perceber a construção de sentidos da docência artista baseada na narratividade e nos processos de criação demonstrando como os processos de formação docente podem ser uma artesania de saberes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Arte Têxtil | pt_BR |
dc.subject | Processos de Criação | pt_BR |
dc.title | Alinhavar : poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5227524047321329 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9232357001079673 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research “Alinhavar: textile poetics and teaching narratives about training in visual arts” deals with a process of creation in textile art that recalls and problematizes autobiographical narratives about the training of teaching in Visual Arts. In this way, under the contribution of the a/r/tographic approach, I strung the relationships between autobiographical research, contemporary practices in textile art and teacher training, asking what meanings about artist teaching I can build in relation to the narratives of visual arts teachers in the process. of initial training? I had as specific objectives: 1) to develop the textile poetic process Alinhavar through artistic-pedagogical relationships with five students of the Visual Arts course – UFPE degree; 2) reflect on the possible approximations of autobiographical narratives in teacher education and; 3) to understand from poetic and narrative sharing the paths of an artist teaching. I went through theoretical reflections on Creation Processes (OSTROWER, 2014); Narrative Research (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) and Knowledge-Doing Teacher (TARDIF, 2002) to support the narratives shared in textile poetics with the five students in training. Through interpretive paths, I had to perceive the construction of meanings of artist teaching based on narrativity and on the processes of creation, demonstrating how the processes of teacher training can be an artisanship of knowledge. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ingrid Borba de Souza Pinto Domingos.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons