Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182

Compartilhe esta página

Título: Alinhavar : poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais
Autor(es): DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto
Palavras-chave: Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos; Pesquisa Narrativa; Arte Têxtil; Processos de Criação
Data do documento: 28-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto. Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A investigação “Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais” trata de um processo de criação em arte têxtil que rememora e problematiza narrativas autobiográficas sobre a formação da docência em artes visuais. Deste modo, sob o aporte da abordagem a/r/tográfica alinhavei as relações entre pesquisa autobiográfica, práticas contemporâneas em arte têxtil e a formação docente, perguntando quais sentidos sobre a docência artista posso construir em relação às narrativas de professoras de artes visuais em processo de formação inicial? Tive como objetivos específicos: 1) desenvolver o processo poético têxtil Alinhavar por meio de relações artístico- pedagógicas com cinco estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UFPE; 2) refletir sobre as possíveis aproximações das narrativas autobiográficas na formação docente e; 3) compreender a partir das partilhas poéticas e narrativas os caminhos de uma docência artista. Perpassei por reflexões teóricas sobre Processos de Criação (OSTROWER, 2014); Pesquisa Narrativa (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) e Saber-Fazer Docente (TARDIF, 2002) para embasar as narrativas compartilhadas na poética têxtil com as cinco estudantes em formação. Tive por caminhos interpretativos perceber a construção de sentidos da docência artista baseada na narratividade e nos processos de criação demonstrando como os processos de formação docente podem ser uma artesania de saberes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ingrid Borba de Souza Pinto Domingos.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons