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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46041
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| Título : | A noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais : um caminho para entender a valoração dos conceitos. |
| Autor : | ALVES, Vanessa Ramos |
| Palabras clave : | Conhecimento e aprendizagem; Relação (Filosofia); Conceitos; Química (Ensino médio); Valores |
| Fecha de publicación : | 23-mar-2022 |
| Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citación : | ALVES, Vanessa Ramos. A noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais: um caminho para entender a valoração dos conceitos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
| Resumen : | A noção de relação ao saber compreende as relações que estabelecemos com os outros, com o mundo, com nós mesmos, quando expostos à necessidade de aprender determinada coisa. A teoria dos perfis conceituais, no ensino de ciências, modela a heterogeneidade de pensamentos, sobre um conceito, em diferentes zonas conceituais. Assim, o objetivo deste estudo foi de analisar a possibilidade de a noção de relação ao saber influenciar a valoração dos diferentes modos de pensar um conceito químico. Para isso, nos dedicamos a elaboração de uma estrutura multipaper composta de três artigos, específicos, para analisar como a relação ao saber tem sido utilizada no ensino de química (artigo 1); como a teoria dos perfis conceituais tem sido utilizada no ensino de química (artigo 2) e como a relação ao saber poderia influenciar na valoração dos conceitos (artigo 3). A noção de relação ao saber no ensino de química tem sido utilizada para avaliar a disposição de professores para o uso de atividades experimentais e mais recentemente para analisar situações de ensino e aprendizagem na sala de aula. Os perfis conceituais têm sido muito utilizados no ensino de química, na proposição de sequências didáticas e mais timidamente para analisar os modos de pensar e formas de falar dos docentes. Percebemos que os modos de pensar e formas de falar um conceito químico são influenciados pela relação ao saber do indivíduo, assim o valor que é atribuído às diferentes zonas de um perfil conceitual é também influenciado por essa relação ao saber. |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46041 |
| Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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