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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46041

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorALVES, Vanessa Ramos-
dc.date.accessioned2022-08-29T13:45:46Z-
dc.date.available2022-08-29T13:45:46Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationALVES, Vanessa Ramos. A noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais: um caminho para entender a valoração dos conceitos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46041-
dc.description.abstractA noção de relação ao saber compreende as relações que estabelecemos com os outros, com o mundo, com nós mesmos, quando expostos à necessidade de aprender determinada coisa. A teoria dos perfis conceituais, no ensino de ciências, modela a heterogeneidade de pensamentos, sobre um conceito, em diferentes zonas conceituais. Assim, o objetivo deste estudo foi de analisar a possibilidade de a noção de relação ao saber influenciar a valoração dos diferentes modos de pensar um conceito químico. Para isso, nos dedicamos a elaboração de uma estrutura multipaper composta de três artigos, específicos, para analisar como a relação ao saber tem sido utilizada no ensino de química (artigo 1); como a teoria dos perfis conceituais tem sido utilizada no ensino de química (artigo 2) e como a relação ao saber poderia influenciar na valoração dos conceitos (artigo 3). A noção de relação ao saber no ensino de química tem sido utilizada para avaliar a disposição de professores para o uso de atividades experimentais e mais recentemente para analisar situações de ensino e aprendizagem na sala de aula. Os perfis conceituais têm sido muito utilizados no ensino de química, na proposição de sequências didáticas e mais timidamente para analisar os modos de pensar e formas de falar dos docentes. Percebemos que os modos de pensar e formas de falar um conceito químico são influenciados pela relação ao saber do indivíduo, assim o valor que é atribuído às diferentes zonas de um perfil conceitual é também influenciado por essa relação ao saber.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectRelação (Filosofia)pt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.titleA noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais : um caminho para entender a valoração dos conceitos.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Flávia Cristiane Vieira da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4946358936102673pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe notion of relationship to knowledge comprises the relationships we establish with others, with the world, with ourselves, when exposed to the need to learn a certain thing. The theory of conceptual profiles, in science teaching, models the heterogeneity of thoughts, about a concept, in different conceptual zones. Thus, the aim of this study was to analyze the possibility of the notion of relationship to knowledge influencing the valuation of different ways of thinking about a chemical concept. For this, we dedicated ourselves to the elaboration of a multipaper structure composed of three specific articles, to analyze how the relationship to knowledge has been used in the teaching of chemistry (article 1), how the theory of conceptual profiles has been used in the teaching of chemistry (article 2) and how the relationship to knowledge could influence the valuation of concepts (article 3). The notion of relation to knowledge in chemistry teaching has been used to assess the willingness of teachers to use experimental activities and, more recently, to analyze teaching and learning processes in the classroom. Conceptual profiles have been widely used in the teaching of chemistry, in the proposition of didactic sequences and more timidly to analyze the ways of thinking and ways of speaking of teachers. We believe in the possibility of ways of thinking and ways of speaking a chemical concept to be influenced by the relationship to the individual's knowledge, since this influences the way in which the subject mobilizes or not for a certain activity, or even since the relationship with knowledge is also a relationship with language.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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