Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46041

Share on

Title: A noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais : um caminho para entender a valoração dos conceitos.
Authors: ALVES, Vanessa Ramos
Keywords: Conhecimento e aprendizagem; Relação (Filosofia); Conceitos; Química (Ensino médio); Valores
Issue Date: 23-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALVES, Vanessa Ramos. A noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais: um caminho para entender a valoração dos conceitos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A noção de relação ao saber compreende as relações que estabelecemos com os outros, com o mundo, com nós mesmos, quando expostos à necessidade de aprender determinada coisa. A teoria dos perfis conceituais, no ensino de ciências, modela a heterogeneidade de pensamentos, sobre um conceito, em diferentes zonas conceituais. Assim, o objetivo deste estudo foi de analisar a possibilidade de a noção de relação ao saber influenciar a valoração dos diferentes modos de pensar um conceito químico. Para isso, nos dedicamos a elaboração de uma estrutura multipaper composta de três artigos, específicos, para analisar como a relação ao saber tem sido utilizada no ensino de química (artigo 1); como a teoria dos perfis conceituais tem sido utilizada no ensino de química (artigo 2) e como a relação ao saber poderia influenciar na valoração dos conceitos (artigo 3). A noção de relação ao saber no ensino de química tem sido utilizada para avaliar a disposição de professores para o uso de atividades experimentais e mais recentemente para analisar situações de ensino e aprendizagem na sala de aula. Os perfis conceituais têm sido muito utilizados no ensino de química, na proposição de sequências didáticas e mais timidamente para analisar os modos de pensar e formas de falar dos docentes. Percebemos que os modos de pensar e formas de falar um conceito químico são influenciados pela relação ao saber do indivíduo, assim o valor que é atribuído às diferentes zonas de um perfil conceitual é também influenciado por essa relação ao saber.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46041
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Vanessa Ramos Alves.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons