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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45885

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Title: Modificação química da liga de alumínio 5052 para obtenção de superfícies super-hidrofóbicas.
Authors: SILVA, Carlos Henrique da
Keywords: Liga de alumínio 5052;; Corrosão; Superfícies super-hidrofóbicas;; Super- hidrofobicidade; Revestimentos anticorrosivos; Engenharia mecânica
Issue Date: 22-Dec-2016
Citation: SILVA, Carlos Henrique da. ModificaModificação química da liga de alumínio 5052 para obtenção de superfícies super-hidrofóbicas.ção química da liga de alumínio 5052 para obtenção de superfícies super-hidrofóbicas. 2016. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: A corrosão se apresenta como uma grande vilã dos processos industriais e cotidianos. A formação não desejável de uma pilha eletroquímica composta de uma ligação entre um cátodo e um ânodo na presença de um eletrólito é associada diretamente ao processo corrosivo dos metais. A simples exclusão de um desses componentes torna a pilha inoperante, e impede a corrosão. Este trabalho teve como objetivo avaliar um revestimento superficial, que com suas características super-hidrofóbicas, dificulta a interação da água (eletrólito) com os outros componentes da pilha. A avaliação foi feita para diferentes condições de tratamento superficial. Foram confeccionados corpos de prova da liga AA5052 de dimensões (20x20x3) mm, onde a superfície avaliada foi submetida ao lixamento ou jateamento ou mantida usinada. O processo de obtenção do revestimento super-hidrofóbico consistiu no ataque ácido do corpo de prova com HCl (2M), seguido de imersão em nitrato de zinco e posterior imersão em ácido esteárico. Os resultados mostraram que esse processo é eficaz, sendo necessário um estudo mais aprofundado da perda de massa, que se mostrou elevada. Os dados indicaram que, considerando a perda de massa e o ângulo de contato obtido, as superfícies lixadas seriam mais viáveis para a utilização desse tipo de revestimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45885
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Mecânica



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