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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45885

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Magda Rosângela Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Carlos Henrique da-
dc.date.accessioned2022-08-23T18:17:58Z-
dc.date.available2022-08-23T18:17:58Z-
dc.date.issued2016-12-22-
dc.date.submitted2022-08-22-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Henrique da. ModificaModificação química da liga de alumínio 5052 para obtenção de superfícies super-hidrofóbicas.ção química da liga de alumínio 5052 para obtenção de superfícies super-hidrofóbicas. 2016. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45885-
dc.description.abstractA corrosão se apresenta como uma grande vilã dos processos industriais e cotidianos. A formação não desejável de uma pilha eletroquímica composta de uma ligação entre um cátodo e um ânodo na presença de um eletrólito é associada diretamente ao processo corrosivo dos metais. A simples exclusão de um desses componentes torna a pilha inoperante, e impede a corrosão. Este trabalho teve como objetivo avaliar um revestimento superficial, que com suas características super-hidrofóbicas, dificulta a interação da água (eletrólito) com os outros componentes da pilha. A avaliação foi feita para diferentes condições de tratamento superficial. Foram confeccionados corpos de prova da liga AA5052 de dimensões (20x20x3) mm, onde a superfície avaliada foi submetida ao lixamento ou jateamento ou mantida usinada. O processo de obtenção do revestimento super-hidrofóbico consistiu no ataque ácido do corpo de prova com HCl (2M), seguido de imersão em nitrato de zinco e posterior imersão em ácido esteárico. Os resultados mostraram que esse processo é eficaz, sendo necessário um estudo mais aprofundado da perda de massa, que se mostrou elevada. Os dados indicaram que, considerando a perda de massa e o ângulo de contato obtido, as superfícies lixadas seriam mais viáveis para a utilização desse tipo de revestimento.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiga de alumínio 5052;pt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectSuperfícies super-hidrofóbicas;pt_BR
dc.subjectSuper- hidrofobicidadept_BR
dc.subjectRevestimentos anticorrosivospt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleModificação química da liga de alumínio 5052 para obtenção de superfícies super-hidrofóbicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5295831751697130pt_BR
dc.description.abstractxCorrosion presents itself as a major villain of industrial and everyday processes. The undesirable formation of an electrochemical cell composed of a connection between a cathode and an anode in presence of an electrolyte is directly associated with the corrosive process of the metals. Simply deleting one of these components renders the battery inoperative, and prevents corrosion. The objective of this work was to evaluate a surface coating that, with its superhydrophobic characteristics, hamper the interaction of the water (electrolyte) with the other components of the cell. The evaluation was performed for different surface treatment conditions. AA5052 alloy test specimens of dimensions (20x20x3) mm were made, part of them sanded, another part was sandblasted and the rest of them did not undergo any surface treatment process. The process of obtaining the superhydrophobic coating consisted of the acid attack of the specimen with HCl (2M), followed by immersion in zinc nitrate and subsequent immersion in stearic acid. The results showed that this process is effective, requiring a more detailed study of mass loss, which has been shown to be high. The data indicated that, cons dering the mass loss and the contact angle obtained, the sanded surfaces would be more viable for the use of this type of coating.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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