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Título : Análise estrutural não destrutiva de pavimento flexível do KM 42 ao KM 50, da BR 424, sentido Arcoverde/Correntes com utilização do FWD (Falling Weight Deflectometer)/
Autor : GABRIELE, Bruno Teixeira Fiuza
Palabras clave : Engenharia Civil; Análise estrutural não destrutiva; Deflexões; FWD; Deflexões
Fecha de publicación : 24-jul-2012
Citación : GABRIELE, Bruno Teixeira Fiuza. Análise estrutural não destrutiva de pavimento flexível do KM 42 ao KM 50, da BR 424, sentido Arcoverde/Correntes com utilização do FWD (Falling Weight Deflectometer)/. 2012. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumen : Nas condições atuais das rodovias, e com o aumento de frota cada vez mais acelerado, a estrutura do pavimento destas vem ganhando preocupação para os órgãos gestores. Nesta perspectiva, a avaliação estrutural desses pavimentos se torna cada vez mais utilizada, para definição de diretrizes a serem tomadas, desde pequenas correções superficiais, até grandes intervenções. Através desta avaliação, ainda é possível programar uma possível recuperação. Para avaliar estruturalmente o pavimento, vem sendo bastante usual, no Brasil, as medidas deflectométricas através do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), visto que este apresenta grande agilidade, acurácia e produtividade, além de ser um método não destrutivo. O trabalho em questão tem como objetivo analisar estruturalmente, através de método não destrutivo, as condições do trecho compreendido entre os quilômetros 42 e 50, da rodovia BR-424 (sentido Arcoverde/Correntes), com a utilização do FWD. A partir das deflexões obtidas pelo relatório do FWD, e com o auxílio da norma DNER-PRO 011/79 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, foram calculadas as deflexões de projeto dos sub-trechos, os raios de curvatura dos pontos de aplicação e da deflexão admissível. Através da matriz de decisão da norma acima citada, e dos parâmetros anteriormente mencionados, constatou-se que por todo o trecho avaliado o pavimento encontra-se com qualidade boa, sem necessidade de estudos complementares, sendo necessárias, apenas, correções superficiais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45580
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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