Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45552
Compartilhe esta página
Título: | O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas |
Autor(es): | SILVA, Fernanda da |
Palavras-chave: | Habilidades sociais em crianças; Pré-escolares; Habilidades cognitivas |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Fernanda da. O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A pré-escola é o primeiro ambiente escolar de convivência entre as crianças. Existem diver- sas evidências apontando os benefícios da entrada neste ambiente sobre o rendimento escolar no futuro, as chamadas habilidades cognitivas. No entanto, a literatura ainda é muito escassa sobre a relação entre esta primeira etapa escolar e o desenvolvimento de habilidades socioe- mocionais. Assim, esta pesquisa visa contribuir ao mensurar o impacto médio da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas, para crianças pertencentes ao sétimo ano do ensino fundamental. Os dados que medem essas habilidades foram providenciados pela pesquisa primária da Fundação Joaquim Nabuco, para o ano de 2018, em que as habilidades socioemocionais foram mensuradas através do Instrumento SENNA e as aptidões cognitivas mediante notas de provas de matemática e português. O estudo foi feito para escolas públicas do município de Recife, no estado de Pernambuco, sendo estas escolas escolhidas de forma aleatória. Para mensurar estes efeitos, foi aplicado a metodologia de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, sendo utilizado como instrumento a pré-escola realizada pelos amigos indiretos. A partir deste modelo, foram encontrados alguns resultados significati- vos: (i) a pré-escola possui, em média, impacto positivo sobre as habilidades socioemocionais de autogestão e de assertividade no engajamento com os outros e (ii) a pré-escola demonstrou, em média, efeito positivo sobre as habilidades cognitivas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45552 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fernanda da Silva.pdf | 744,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons