Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45552
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Tatiane Almeida de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fernanda da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T13:05:30Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T13:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda da. O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45552 | - |
dc.description.abstract | A pré-escola é o primeiro ambiente escolar de convivência entre as crianças. Existem diver- sas evidências apontando os benefícios da entrada neste ambiente sobre o rendimento escolar no futuro, as chamadas habilidades cognitivas. No entanto, a literatura ainda é muito escassa sobre a relação entre esta primeira etapa escolar e o desenvolvimento de habilidades socioe- mocionais. Assim, esta pesquisa visa contribuir ao mensurar o impacto médio da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas, para crianças pertencentes ao sétimo ano do ensino fundamental. Os dados que medem essas habilidades foram providenciados pela pesquisa primária da Fundação Joaquim Nabuco, para o ano de 2018, em que as habilidades socioemocionais foram mensuradas através do Instrumento SENNA e as aptidões cognitivas mediante notas de provas de matemática e português. O estudo foi feito para escolas públicas do município de Recife, no estado de Pernambuco, sendo estas escolas escolhidas de forma aleatória. Para mensurar estes efeitos, foi aplicado a metodologia de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, sendo utilizado como instrumento a pré-escola realizada pelos amigos indiretos. A partir deste modelo, foram encontrados alguns resultados significati- vos: (i) a pré-escola possui, em média, impacto positivo sobre as habilidades socioemocionais de autogestão e de assertividade no engajamento com os outros e (ii) a pré-escola demonstrou, em média, efeito positivo sobre as habilidades cognitivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Habilidades sociais em crianças | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolares | pt_BR |
dc.subject | Habilidades cognitivas | pt_BR |
dc.title | O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RAPOSO, Isabel Pessoa de Arruda | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7818096416305686 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5982392759349128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Kindergarten is the first school enviroment for children to live together. There are a lot of evidences pointing to the benefits of the enrollment in this enviroment on the future school performance, specially in the cognitive skills. However, the literature is still very limited about the relationship between this first school stage and the development of soft skills. Thereby, this research aims to contribute by measuring the average impact of kindergarten on soft and cog- nitive skills, for children in the seventh grade of elementary school. These skills were provided by the primary research conducted by Joaquim Nabuco Foundation in the year 2018, in which soft skills were measured through SENNA Instrument and the cognitive skills were measured by the grades of the mathematics and portuguese tests. The study was done in public schools on the Recife town, situated at Pernambuco state. These schools were chosen in a randomized way. The effects were measured through a two-stage least squares methodology applied to an IV-SLX model, using the kindergarten carried out by indirect friends as an instrument. From this model, some significant results were found: (i) the kindergarten has, on average, a positive impact on the soft skills of conscientiousness and assertiveness in the engagement with others and (ii) the preschool demonstrated, on average, positive effect on cognitive skills. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2886384626788723 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fernanda da Silva.pdf | 744,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons