Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45552

Comparte esta pagina

Título : O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas
Autor : SILVA, Fernanda da
Palabras clave : Habilidades sociais em crianças; Pré-escolares; Habilidades cognitivas
Fecha de publicación : 31-mar-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Fernanda da. O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A pré-escola é o primeiro ambiente escolar de convivência entre as crianças. Existem diver- sas evidências apontando os benefícios da entrada neste ambiente sobre o rendimento escolar no futuro, as chamadas habilidades cognitivas. No entanto, a literatura ainda é muito escassa sobre a relação entre esta primeira etapa escolar e o desenvolvimento de habilidades socioe- mocionais. Assim, esta pesquisa visa contribuir ao mensurar o impacto médio da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas, para crianças pertencentes ao sétimo ano do ensino fundamental. Os dados que medem essas habilidades foram providenciados pela pesquisa primária da Fundação Joaquim Nabuco, para o ano de 2018, em que as habilidades socioemocionais foram mensuradas através do Instrumento SENNA e as aptidões cognitivas mediante notas de provas de matemática e português. O estudo foi feito para escolas públicas do município de Recife, no estado de Pernambuco, sendo estas escolas escolhidas de forma aleatória. Para mensurar estes efeitos, foi aplicado a metodologia de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, sendo utilizado como instrumento a pré-escola realizada pelos amigos indiretos. A partir deste modelo, foram encontrados alguns resultados significati- vos: (i) a pré-escola possui, em média, impacto positivo sobre as habilidades socioemocionais de autogestão e de assertividade no engajamento com os outros e (ii) a pré-escola demonstrou, em média, efeito positivo sobre as habilidades cognitivas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45552
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernanda da Silva.pdf744,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons