Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45547
Compartilhe esta página
Título: | A matemática em ação no curso técnico de nível médio em Agroecologia do SERTA |
Autor(es): | CARVALHO, Maria Helena Ramos de Souza |
Palavras-chave: | Ecologia agrícola; Ensino técnico; Matemática – Estudo e ensino; Democracia e educação; Tecnologia; Recursos naturais |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARVALHO, Maria Helena Ramos de Souza. A matemática em ação no curso técnico de nível médio em Agroecologia do SERTA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O objetivo da pesquisa foi compreender a matemática em ação contemplada no Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa para trabalhar conhecimentos agroecológicos. Utilizamos como referencial os domínios da Agroecologia como ciência, prática e movimento social e político; a perspectiva da Educação do Campo enquanto território de produção de conhecimento agroecológico; e Educação Matemática Crítica, com foco no conceito de matemática em ação. Participaram da pesquisa três professores do curso que lecionam os componentes curriculares de História dos Movimentos Sociais Rurais, Nutrição, Adubação Orgânica e Legislação Ambiental. Analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP), os planos de curso e os textos trabalhados pelos professores; observamos e analisamos gravações de web seminários (aulas) realizados durante a pandemia de Covid-19; e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Tratamos os dados à luz das categorias analíticas: imaginação tecnológica, raciocínio hipotético e realização derivada da Educação Matemática Crítica. Como resultado, a pesquisa identificou a presença da Matemática em Ação nas aulas dos professores ao trabalhar o conhecimento agroecológico, relacionada à dimensão da prática em Agroecologia, associada às suas dimensões econômica, social e produtiva, e à gestão de agroecossistemas. Identificamos a utilização dos conteúdos matemáticos especialmente das áreas de Magnitudes e suas Medidas, Números, Operações, Estatística e Geometria, pelos professores nas atividades e exemplos contidos nos webs seminários. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45547 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Helena Ramos de Souza Carvalho.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons