Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45547
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Maria Helena Ramos de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T12:25:48Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T12:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Helena Ramos de Souza. A matemática em ação no curso técnico de nível médio em Agroecologia do SERTA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45547 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi compreender a matemática em ação contemplada no Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa para trabalhar conhecimentos agroecológicos. Utilizamos como referencial os domínios da Agroecologia como ciência, prática e movimento social e político; a perspectiva da Educação do Campo enquanto território de produção de conhecimento agroecológico; e Educação Matemática Crítica, com foco no conceito de matemática em ação. Participaram da pesquisa três professores do curso que lecionam os componentes curriculares de História dos Movimentos Sociais Rurais, Nutrição, Adubação Orgânica e Legislação Ambiental. Analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP), os planos de curso e os textos trabalhados pelos professores; observamos e analisamos gravações de web seminários (aulas) realizados durante a pandemia de Covid-19; e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Tratamos os dados à luz das categorias analíticas: imaginação tecnológica, raciocínio hipotético e realização derivada da Educação Matemática Crítica. Como resultado, a pesquisa identificou a presença da Matemática em Ação nas aulas dos professores ao trabalhar o conhecimento agroecológico, relacionada à dimensão da prática em Agroecologia, associada às suas dimensões econômica, social e produtiva, e à gestão de agroecossistemas. Identificamos a utilização dos conteúdos matemáticos especialmente das áreas de Magnitudes e suas Medidas, Números, Operações, Estatística e Geometria, pelos professores nas atividades e exemplos contidos nos webs seminários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Democracia e educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Recursos naturais | pt_BR |
dc.title | A matemática em ação no curso técnico de nível médio em Agroecologia do SERTA | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Cynthia Xavier de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1560387024560135 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aims to understand mathematics in action in the High School Technical Course in Agroecology of the “Serviço de Tecnologia Alternativa” in Pernambuco to work on the agroecological knowledge. We use as referential the domains of Agroecology as science, practice, and social and political movement; the perspective of Rural Education as a territory to produce agroecological knowledge; and Critical Mathematics Education, focusing on the concept of mathematics in action. Three professors from the course who teach the curricular components of History of Rural Social Movements, Nutrition, Organic Fertilization, and Environmental Legislation participated in the research. We analyzed the Pedagogical Political Project (PPP), the course plans, and the texts worked by the teachers; we observed and analysis of recordings of web seminars (classes) conducted during the Covid-19 pandemic; and semi-structured interviews with the participating teachers. We treated the data in the light of analytical categories: technological imagination, hypothetical reasoning, and achievement derived from Critical Mathematics Education. As a result, the research identified the presence of "mathematics in action" in teachers' classes when working on agroecological knowledge. It is related to the dimension of practice in Agroecology, associated with its economic, social, and productive dimensions, and the management of agroecosystems. We identified the use of the mathematical contents of the areas of Magnitudes and their Measures, Numbers, Operations, Statistics, and Geometry by the teachers in the activities and examples contained in the webs seminars. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8358868600649308 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Helena Ramos de Souza Carvalho.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons