Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45188

Share on

Title: Influências das metodologias de ensino de química nas práticas docentes: estudo a partir de relatos de egressos do curso de Química - Licenciatura do campus Agreste/UFPE.
Authors: ALVES, Helton Costa
Keywords: Metodologias do ensino da química; Estratégias didáticas; Formação inicial
Issue Date: 6-Jun-2022
Abstract: O presente trabalho tem como obO presente trabalho tem como objetivo principal analisar as possíveis influências que a disciplina de Metodologias de Ensino de Química (MEQ) traz nas estratégias didáticas utilizadas pelos egressos do curso de Química - Licenciatura do campus Agreste/UFPE. A pesquisa utiliza do método qualitativo para a análise dos dados, confrontando a narrativa dos egressos com o levantamento foi feito analisando as ementas dessas disciplinas presentes no Projeto Político do Curso (PPC). A coleta de dados foi realizada via formulário no Google Forms e as análises partiram do método de análise de conteúdo de Bardin onde ele separa em três ênfases: pré-análise dos dados, exploração do material e tratamento dos resultados. A partir da análise dos dados observou-se a importância das disciplinas de MEQ nos currículos de formação inicial dos professores entrevistados, pois ajudaram os egressos a desenvolver estratégias didáticas e modelar o ensino e facilitar a aplicação do conhecimento em sala de aula. Enfim, por meio do estudo realizado mostrou-se que essas disciplinas são eixos importantes para a formação inicial dos professores e auxiliam na aplicação dos conteúdos trazendo a realidade dos alunos presentes na educação básica. Palavras-chave: Metodologias do ensino da química; estratégias didáticas; formação inicial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45188
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Helton.pdf233,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons