Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45188

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorALVES, Helton Costa-
dc.date.accessioned2022-07-22T12:41:18Z-
dc.date.available2022-07-22T12:41:18Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.date.submitted2022-07-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45188-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como obO presente trabalho tem como objetivo principal analisar as possíveis influências que a disciplina de Metodologias de Ensino de Química (MEQ) traz nas estratégias didáticas utilizadas pelos egressos do curso de Química - Licenciatura do campus Agreste/UFPE. A pesquisa utiliza do método qualitativo para a análise dos dados, confrontando a narrativa dos egressos com o levantamento foi feito analisando as ementas dessas disciplinas presentes no Projeto Político do Curso (PPC). A coleta de dados foi realizada via formulário no Google Forms e as análises partiram do método de análise de conteúdo de Bardin onde ele separa em três ênfases: pré-análise dos dados, exploração do material e tratamento dos resultados. A partir da análise dos dados observou-se a importância das disciplinas de MEQ nos currículos de formação inicial dos professores entrevistados, pois ajudaram os egressos a desenvolver estratégias didáticas e modelar o ensino e facilitar a aplicação do conhecimento em sala de aula. Enfim, por meio do estudo realizado mostrou-se que essas disciplinas são eixos importantes para a formação inicial dos professores e auxiliam na aplicação dos conteúdos trazendo a realidade dos alunos presentes na educação básica. Palavras-chave: Metodologias do ensino da química; estratégias didáticas; formação inicial.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias do ensino da químicapt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleInfluências das metodologias de ensino de química nas práticas docentes: estudo a partir de relatos de egressos do curso de Química - Licenciatura do campus Agreste/UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThe present work has as main objective to analyze the possible influences that the discipline of Chemistry Teaching Methodologies (MEQ) brings in the didactic strategies used by the graduates of the Chemistry course - Licentiate of the Agreste/UFPE campus. The research uses the qualitative method for data analysis, confronting the narrative of the graduates with the survey was done analyzing the menus of these disciplines present in the Political Project of the Course (PPC). Data collection was carried out via a form on Google Forms and the analyzes were based on Bardin's content analysis method, where it separates into three emphases: pre-analysis of data, exploration of the material and treatment of the results. Based on the data analysis, the importance of MEQ subjects in the initial training curricula of the interviewed teachers was observed, as they helped graduates to develop didactic strategies and model teaching and facilitate the application of knowledge in the classroom. Finally, through the study carried out, it was shown that these subjects are important axes for the initial training of teachers and help in the application of contents, bringing the reality of students present in basic education. Keywords: Chemistry teaching methodologies; didactic strategies; Initial formation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Helton.pdf233,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons