Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046
Comparte esta pagina
Título : | Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. |
Autor : | OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho |
Palabras clave : | Jogos no ensino de matemática; Professores - Formação; Matemática – Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 18-dic-2017 |
Citación : | OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho. Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Resumen : | Nosso trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos professores de matemática da rede pública do município de Caruaru – PE, sobre o Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, abordando sua importância como um recurso didático nas aulas de matemática, e sobre suas potencializações na formação de professores de matemática. Sendo assim, nosso estudo foi baseado nas concepções sobre o LEM abordadas por Lorenzato (2006), o qual foi realizada numa pesquisa qualitativa com 10 professores de matemática da rede pública do município. Como principais resultados, percebeu-se que os professores consideram o LEM como um laboratório com material concreto, referindo sempre aos jogos como um elemento do mesmo. Conclui-se que a presença do LEM nas instituições de ensino favorece o processo de ensino e aprendizagem, pois oferece aos educandos uma matemática lúdica mais simples de ser compreendida e aplicada ao seu cotidiano, motivando-os para o estudo desta disciplina e promovendo uma aprendizagem significativa. Sendo assim, é necessário que os cursos de licenciatura em matemática tenham um componente curricular que ofereça aos licenciandos além dos conhecimentos matemáticos necessários, o acesso as informações sobre os recursos disponíveis para facilitar o ensino da matemática e os espaços como o LEM que devem ser explorados nas escolas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rayane Monize Marinho Oliveira.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons