Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046

Comparte esta pagina

Título : Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE.
Autor : OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho
Palabras clave : Jogos no ensino de matemática; Professores - Formação; Matemática – Estudo e ensino
Fecha de publicación : 18-dic-2017
Citación : OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho. Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Resumen : Nosso trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos professores de matemática da rede pública do município de Caruaru – PE, sobre o Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, abordando sua importância como um recurso didático nas aulas de matemática, e sobre suas potencializações na formação de professores de matemática. Sendo assim, nosso estudo foi baseado nas concepções sobre o LEM abordadas por Lorenzato (2006), o qual foi realizada numa pesquisa qualitativa com 10 professores de matemática da rede pública do município. Como principais resultados, percebeu-se que os professores consideram o LEM como um laboratório com material concreto, referindo sempre aos jogos como um elemento do mesmo. Conclui-se que a presença do LEM nas instituições de ensino favorece o processo de ensino e aprendizagem, pois oferece aos educandos uma matemática lúdica mais simples de ser compreendida e aplicada ao seu cotidiano, motivando-os para o estudo desta disciplina e promovendo uma aprendizagem significativa. Sendo assim, é necessário que os cursos de licenciatura em matemática tenham um componente curricular que ofereça aos licenciandos além dos conhecimentos matemáticos necessários, o acesso as informações sobre os recursos disponíveis para facilitar o ensino da matemática e os espaços como o LEM que devem ser explorados nas escolas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rayane Monize Marinho Oliveira.pdf2,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons