Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T12:25:16Z | - |
dc.date.available | 2022-07-12T12:25:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rayane Monize Marinho. Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046 | - |
dc.description.abstract | Nosso trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos professores de matemática da rede pública do município de Caruaru – PE, sobre o Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, abordando sua importância como um recurso didático nas aulas de matemática, e sobre suas potencializações na formação de professores de matemática. Sendo assim, nosso estudo foi baseado nas concepções sobre o LEM abordadas por Lorenzato (2006), o qual foi realizada numa pesquisa qualitativa com 10 professores de matemática da rede pública do município. Como principais resultados, percebeu-se que os professores consideram o LEM como um laboratório com material concreto, referindo sempre aos jogos como um elemento do mesmo. Conclui-se que a presença do LEM nas instituições de ensino favorece o processo de ensino e aprendizagem, pois oferece aos educandos uma matemática lúdica mais simples de ser compreendida e aplicada ao seu cotidiano, motivando-os para o estudo desta disciplina e promovendo uma aprendizagem significativa. Sendo assim, é necessário que os cursos de licenciatura em matemática tenham um componente curricular que ofereça aos licenciandos além dos conhecimentos matemáticos necessários, o acesso as informações sobre os recursos disponíveis para facilitar o ensino da matemática e os espaços como o LEM que devem ser explorados nas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4107748501556472 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our objective was to analyze the conceptions of mathematics teachers of the public network of the municipality of Caruaru - PE, about the Mathematics Teaching Laboratory - LEM, addressing its importance as a didactic resource in mathematics classes, and on its potentials in the formation of math teachers. Thus, our study was based on the LEM conceptions addressed by Lorenzato (2006), which was carried out in a qualitative research with 10 math teachers from the public network of the municipality. As main results, it was noticed that the teachers consider the LEM as a laboratory with concrete material, referring always to the games as an element of the same. It is concluded that the presence of LEM in educational institutions favors the teaching and learning process, since it offers learners a ludic mathematics that is simpler to be understood and applied to their daily life, motivating them to study this subject and promoting learning significant. Thus, it is necessary that undergraduate courses in mathematics have a curricular component that offers the graduates beyond the necessary mathematical knowledge, access to information about available resources to facilitate the teaching of mathematics and spaces such as LEM that should be explored at Schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rayane Monize Marinho Oliveira.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons