Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Rayane Monize Marinho-
dc.date.accessioned2022-07-12T12:25:16Z-
dc.date.available2022-07-12T12:25:16Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rayane Monize Marinho. Laboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45046-
dc.description.abstractNosso trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos professores de matemática da rede pública do município de Caruaru – PE, sobre o Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, abordando sua importância como um recurso didático nas aulas de matemática, e sobre suas potencializações na formação de professores de matemática. Sendo assim, nosso estudo foi baseado nas concepções sobre o LEM abordadas por Lorenzato (2006), o qual foi realizada numa pesquisa qualitativa com 10 professores de matemática da rede pública do município. Como principais resultados, percebeu-se que os professores consideram o LEM como um laboratório com material concreto, referindo sempre aos jogos como um elemento do mesmo. Conclui-se que a presença do LEM nas instituições de ensino favorece o processo de ensino e aprendizagem, pois oferece aos educandos uma matemática lúdica mais simples de ser compreendida e aplicada ao seu cotidiano, motivando-os para o estudo desta disciplina e promovendo uma aprendizagem significativa. Sendo assim, é necessário que os cursos de licenciatura em matemática tenham um componente curricular que ofereça aos licenciandos além dos conhecimentos matemáticos necessários, o acesso as informações sobre os recursos disponíveis para facilitar o ensino da matemática e os espaços como o LEM que devem ser explorados nas escolas.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLaboratório de ensino de matemática: concepções de professores de matemática da rede pública de ensino do Município de Caruaru – PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4107748501556472pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxOur objective was to analyze the conceptions of mathematics teachers of the public network of the municipality of Caruaru - PE, about the Mathematics Teaching Laboratory - LEM, addressing its importance as a didactic resource in mathematics classes, and on its potentials in the formation of math teachers. Thus, our study was based on the LEM conceptions addressed by Lorenzato (2006), which was carried out in a qualitative research with 10 math teachers from the public network of the municipality. As main results, it was noticed that the teachers consider the LEM as a laboratory with concrete material, referring always to the games as an element of the same. It is concluded that the presence of LEM in educational institutions favors the teaching and learning process, since it offers learners a ludic mathematics that is simpler to be understood and applied to their daily life, motivating them to study this subject and promoting learning significant. Thus, it is necessary that undergraduate courses in mathematics have a curricular component that offers the graduates beyond the necessary mathematical knowledge, access to information about available resources to facilitate the teaching of mathematics and spaces such as LEM that should be explored at Schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayane Monize Marinho Oliveira.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons