Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45033

Comparte esta pagina

Título : Uma análise praxeológica sobre o conteúdo de curvas em dois livros de geometria diferencial usados no curso de licenciatura em matemática
Autor : LIMA, Gabriel José da Silva
Palabras clave : Geometria Diferencial; Curvas Diferenciáveis; Praxeologia; Teoria Antropológica do Didático
Fecha de publicación : 12-may-2022
Citación : LIMA, Gabriel José da Silva. Uma análise praxeológica sobre o conteúdo de curvas em dois livros de geometria diferencial usados no curso de licenciatura em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Este trabalho tem por objetivo analisar como é abordado o conteúdo de Curvas em Livros de Geometria Diferencial utilizados na disciplina de introdução a geometria diferencial na Licenciatura em Matemática na UFPE, apoiando-se na análise praxeológica sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático formulada por Yves Chevallard. A pesquisa surgiu por meio de discussões sobre qual livro aborda um melhor conteúdo de Curvas em um primeiro curso de geometria diferencial, para isso foram analisados dois livros de geometria diferencial, buscando entender como os autores abordam o conteúdo de Curvas no campo das demonstrações e das definições. Diante disto baseamos nossa metodologia em cunho qualitativo, em que analisamos o conteúdo sob os componentes tarefa, técnica, tecnologia e teoria, que formulam o modelo praxeológico. Assim elaboramos 7 questões que nos auxiliaram nesta análise, e que nos mostrará qual livro está melhor estruturado e contextualizado para um curso introdutório, com o modelo praxeológico podemos analisar estes aspectos e determinar qual o mais indicado a esta disciplina. Notamos a partir das análises, que os livros estão bem estruturados, porém foi observado que mediante ao andamento da disciplina pode-se adotar ambos os livros ou apenas um, tendo em vista o objetivo do docente da disciplina.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45033
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriel - TCC.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons