Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45033

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRICARDO, Cleiton de Lima-
dc.contributor.authorLIMA, Gabriel José da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-08T12:38:15Z-
dc.date.available2022-07-08T12:38:15Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2022-06-26-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriel José da Silva. Uma análise praxeológica sobre o conteúdo de curvas em dois livros de geometria diferencial usados no curso de licenciatura em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45033-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar como é abordado o conteúdo de Curvas em Livros de Geometria Diferencial utilizados na disciplina de introdução a geometria diferencial na Licenciatura em Matemática na UFPE, apoiando-se na análise praxeológica sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático formulada por Yves Chevallard. A pesquisa surgiu por meio de discussões sobre qual livro aborda um melhor conteúdo de Curvas em um primeiro curso de geometria diferencial, para isso foram analisados dois livros de geometria diferencial, buscando entender como os autores abordam o conteúdo de Curvas no campo das demonstrações e das definições. Diante disto baseamos nossa metodologia em cunho qualitativo, em que analisamos o conteúdo sob os componentes tarefa, técnica, tecnologia e teoria, que formulam o modelo praxeológico. Assim elaboramos 7 questões que nos auxiliaram nesta análise, e que nos mostrará qual livro está melhor estruturado e contextualizado para um curso introdutório, com o modelo praxeológico podemos analisar estes aspectos e determinar qual o mais indicado a esta disciplina. Notamos a partir das análises, que os livros estão bem estruturados, porém foi observado que mediante ao andamento da disciplina pode-se adotar ambos os livros ou apenas um, tendo em vista o objetivo do docente da disciplina.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria Diferencialpt_BR
dc.subjectCurvas Diferenciáveispt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.titleUma análise praxeológica sobre o conteúdo de curvas em dois livros de geometria diferencial usados no curso de licenciatura em matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2387997594099124pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6945271130997126pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze how the content of Curves in Differential Geometry Books used in the discipline of introduction to differential geometry in the Degree in Mathematics at UFPE, relying on praxeological analisys from the perspective of Anthropological Theory of Didatic formulated by Yves Chevallard. The research came about through discussions about which book best adresses the content os Curves in a fiste of Diferrrential Geometry. For this, two books of differential geometry were analyzed, trying to undestand how the authors approach the contest of Curves in the field of demonstration and settings. In view of this, we base our methodology on a qualitative basis, where we will analyze the content under the componentes task, tchnique, technology and theory, the formulate the praxeological model. Thus we elaborate 7 questions that helped us in this analisys, and that will show us which book is best structured and contextualized for na introductory course, with the praxeological model we can analyze these aspects and determine which one is most suitable for this discipline. From the analysis, we noticed that the books are well structured, but it was observed that through the course of the course it is possible to adopt both books or just one, in view of the objective of the professor of the course.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriel - TCC.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons