Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44939

Compartilhe esta página

Título: Reestruturação do cronograma físico de um edifício comercial localizado no município de Caruaru/PE: um estudo de caso.
Autor(es): SILVA, Taysa Luana Timóteo
Palavras-chave: Gerenciamento de obras; Reestruturação do cronograma; Produtividade; Prazo de entrega
Data do documento: 23-Mai-2022
Citação: SILVA, Taysa Luana Timóteo. Reestruturação do cronograma físico de um edifício comercial localizado no município de Caruaru/PE: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O crescimento econômico de um país está ligado a diversos setores, sendo a construção civil uma esfera bastante significativa, visto que é uma área primordial quando se trata de desenvolvimento. Na busca por qualidade, o gerenciamento torna-se um fator indispensável no setor da engenharia civil. Considerada uma ferramenta que tem como objetivo alinhar diferentes procedimentos, gerenciar uma obra está diretamente ligado a como gerir, de forma simultânea, etapas distintas que compõem uma obra. O serviço de gerenciamento no âmbito da construção civil está intimamente associado ao planejamento, setor que assegura a realização da obra dentro dos parâmetros desejados. Contudo, todo planejamento necessita de um cronograma que permita distribuir os serviços e estipular prazos para a realização destes, sendo possível realizar o acompanhamento de todas as tarefas em andamento. Desta forma, o presente estudo realizou a reestruturação do cronograma físico de uma edificação comercial, após o levantamento quantitativo dos serviços não executados a partir da data de término prevista na fase de planejamento. Foi realizada uma análise das possíveis causas que levaram a obra a ter atrasos significativos e o consequente descumprimento dos prazos estabelecidos inicialmente. Com a obtenção dos volumes dos serviços e dispondo de índices de produtividades presentes em tabelas de composições para orçamentos, um novo cronograma físico foi elaborado, considerando o quantitativo de funcionários responsáveis pela execução da obra. O resultado alcançado com as planilhas eletrônicas evidenciou a importância do planejamento na construção civil e o quanto o correto gerenciamento interfere na qualidade e na produtividade do setor da engenharia, visto que a falta destes resultou em um prazo para finalização da obra correspondente ao dobro do que estava previsto no cronograma inicial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44939
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC TAYSA LUANA.pdf3.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons