Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44900

Compartilhe esta página

Título: Os caminhos da ressocialização de adolescentes que cometeram atos infracionais : um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas no CREAS de Belo jardim - PE ao trabalhar com liberdade assistida.
Autor(es): SILVA, Karine Cavalcante da
Palavras-chave: Medidas Socioeducativas; Pedagogia; Liberdade Assistida
Data do documento: 19-Mai-2022
Citação: SILVA, Karine Cavalcante da. Os Caminhos da Ressocialização de Adolescentes Que Cometeram Atos Infracionais: um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas no CREAS de Belo Jardim - PE ao trabalhar com Liberdade Assistida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este trabalho aborda as Práticas Pedagógicas utilizadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município de Belo Jardim – PE ao trabalhar com a medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. Esta medida se direciona ao adolescente que praticou o ato infracional onde o Pedagogo, realizando um atendimento de caráter jurídico, se integra a uma equipe capacitada para possibilitar a ressocialização do adolescente no ambiente familiar e em grupos sociais. Dessa forma temos como questão problema e objetivo geral desta pesquisa entender e identificar quais as principais práticas pedagógicas utilizadas pelo CREAS de Belo Jardim – PE ao trabalhar com adolescentes em cumprimento de Liberdade Assistida visando a ressocialização dos jovens atendidos. A metodologia desta pesquisa está pautada no princípio da pesquisa qualitativa, bibliográfica, de campo e de natureza descritiva tendo como referencial teórico principal autores como Freire (1989) Foucault (1977), Malvasi (2013), Franco (2016) e Yokomiso (2013). Por fim, esse tema apresenta a escola e a educação como potencializadores da condição dos jovens como sujeitos de direitos e deveres, além de mostrar o educador como personagem fundamental para transformações sociais e lança luz acerca da necessidade de uma atenção dos cursos de formação superior referentes a formação dos educadores sociais que atuam em ambientes não escolares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44900
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons