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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44900

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Karine Cavalcante da-
dc.date.accessioned2022-06-28T18:40:16Z-
dc.date.available2022-06-28T18:40:16Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-06-28-
dc.identifier.citationSILVA, Karine Cavalcante da. Os Caminhos da Ressocialização de Adolescentes Que Cometeram Atos Infracionais: um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas no CREAS de Belo Jardim - PE ao trabalhar com Liberdade Assistida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44900-
dc.description.abstractEste trabalho aborda as Práticas Pedagógicas utilizadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município de Belo Jardim – PE ao trabalhar com a medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. Esta medida se direciona ao adolescente que praticou o ato infracional onde o Pedagogo, realizando um atendimento de caráter jurídico, se integra a uma equipe capacitada para possibilitar a ressocialização do adolescente no ambiente familiar e em grupos sociais. Dessa forma temos como questão problema e objetivo geral desta pesquisa entender e identificar quais as principais práticas pedagógicas utilizadas pelo CREAS de Belo Jardim – PE ao trabalhar com adolescentes em cumprimento de Liberdade Assistida visando a ressocialização dos jovens atendidos. A metodologia desta pesquisa está pautada no princípio da pesquisa qualitativa, bibliográfica, de campo e de natureza descritiva tendo como referencial teórico principal autores como Freire (1989) Foucault (1977), Malvasi (2013), Franco (2016) e Yokomiso (2013). Por fim, esse tema apresenta a escola e a educação como potencializadores da condição dos jovens como sujeitos de direitos e deveres, além de mostrar o educador como personagem fundamental para transformações sociais e lança luz acerca da necessidade de uma atenção dos cursos de formação superior referentes a formação dos educadores sociais que atuam em ambientes não escolares.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMedidas Socioeducativaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLiberdade Assistidapt_BR
dc.titleOs caminhos da ressocialização de adolescentes que cometeram atos infracionais : um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas no CREAS de Belo jardim - PE ao trabalhar com liberdade assistida.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7291666693081031pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses the Pedagogical Practices used by the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) in the municipality of Belo Jardim - PE when working with the Socio-educational measure of Assisted Freedom. This measure is aimed at the adolescent who committed the infraction where the Pedagogue, performing a legal service, integrates a team capable of enabling the resocialization of the adolescent in the family environment and in social groups. In this way, we have as the problem and general objective of this research to understand and identify the main pedagogical practices used by CREAS in Belo Jardim - PE when working with adolescents in compliance with Assisted Freedom aiming at the resocialization of young people served. The methodology of this research is based on the principle of qualitative, bibliographic, field and descriptive research, having as main theoretical reference authors such as Freire (1989) Foucault (1977), Malvasi (2013), Franco (2016) and Yokomiso (2013). Finally, this theme presents the school and education as potentiators of the condition of young people as subjects of rights and duties, in addition to showing the educator as a fundamental character for social transformations and sheds light on the need for attention of higher education courses related to the training of social educators who work in non-school environments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura



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