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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44881
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Título: | Reflexão de saberes e habilidades para a superação das fake news atreladas à ciência. |
Autor(es): | GUERREIRO, Marcos Paulo Batista |
Palavras-chave: | Fake news; Comunidade Científica; Educação; Divulgação Científica; Letramentos Científico, Midiático e Informacional |
Data do documento: | 6-Mai-2022 |
Citação: | GUERREIRO, Marcos. Reflexão de saberes e habilidades para a superação das fake news atreladas à ciência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Tendo em vista que notícias falsas, em especial quando atreladas a ciência, podem somar consequências de cunho tão negativo e considerando a emergente necessidade de encontrar meios para contornar essa situação, pesquisa-se sobre fake news. É intencionado analisar saberes e habilidades que a serem desenvolvidos, possam ser estimuladas no trabalho para o seu enfrentamento, propiciando um conhecimento mais acessível e confiável a cidadãos leigos. Dessa forma, contrapondo-se às fake news atreladas à ciência, veiculadas nas mídias sociais. Para tanto, é necessário identificar as razões que as levam a serem tão críveis, e pensar em sugestões que possam ser aplicadas para a aproximação entre Comunidade Científica e sociedade, uma vez que quanto maior a distância entre esses dois setores, mais propensas serão as chances da sociedade deixar-se seduzir por inverdades. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza básica, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica. Diante disso, verifica-se que para o desenvolvimento de ações efetivas de combate e prevenção às fake news, se faz necessário que a Educação e a Comunidade Científica, somem forças para o traçamento de estratégias que ajam nas suas bases de sustentação, sendo indispensável que essas duas instâncias trabalhem em parceria. O que impõe a constatação de que através dos letramentos científico, midiático e informacional, do desenvolvimento do pensamento crítico e de aprendizagem significativa, além do estreitamento da relação entre Comunidade Científica e sociedade, é possível construir subsídios para a superação das fake news. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44881 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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