Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44881

Comparte esta pagina

Título : Reflexão de saberes e habilidades para a superação das fake news atreladas à ciência.
Autor : GUERREIRO, Marcos Paulo Batista
Palabras clave : Fake news; Comunidade Científica; Educação; Divulgação Científica; Letramentos Científico, Midiático e Informacional
Fecha de publicación : 6-may-2022
Citación : GUERREIRO, Marcos. Reflexão de saberes e habilidades para a superação das fake news atreladas à ciência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Tendo em vista que notícias falsas, em especial quando atreladas a ciência, podem somar consequências de cunho tão negativo e considerando a emergente necessidade de encontrar meios para contornar essa situação, pesquisa-se sobre fake news. É intencionado analisar saberes e habilidades que a serem desenvolvidos, possam ser estimuladas no trabalho para o seu enfrentamento, propiciando um conhecimento mais acessível e confiável a cidadãos leigos. Dessa forma, contrapondo-se às fake news atreladas à ciência, veiculadas nas mídias sociais. Para tanto, é necessário identificar as razões que as levam a serem tão críveis, e pensar em sugestões que possam ser aplicadas para a aproximação entre Comunidade Científica e sociedade, uma vez que quanto maior a distância entre esses dois setores, mais propensas serão as chances da sociedade deixar-se seduzir por inverdades. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza básica, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica. Diante disso, verifica-se que para o desenvolvimento de ações efetivas de combate e prevenção às fake news, se faz necessário que a Educação e a Comunidade Científica, somem forças para o traçamento de estratégias que ajam nas suas bases de sustentação, sendo indispensável que essas duas instâncias trabalhem em parceria. O que impõe a constatação de que através dos letramentos científico, midiático e informacional, do desenvolvimento do pensamento crítico e de aprendizagem significativa, além do estreitamento da relação entre Comunidade Científica e sociedade, é possível construir subsídios para a superação das fake news.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44881
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
organized.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons