Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44881

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorGUERREIRO, Marcos Paulo Batista-
dc.date.accessioned2022-06-28T11:17:01Z-
dc.date.available2022-06-28T11:17:01Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.date.submitted2022-06-27-
dc.identifier.citationGUERREIRO, Marcos. Reflexão de saberes e habilidades para a superação das fake news atreladas à ciência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44881-
dc.description.abstractTendo em vista que notícias falsas, em especial quando atreladas a ciência, podem somar consequências de cunho tão negativo e considerando a emergente necessidade de encontrar meios para contornar essa situação, pesquisa-se sobre fake news. É intencionado analisar saberes e habilidades que a serem desenvolvidos, possam ser estimuladas no trabalho para o seu enfrentamento, propiciando um conhecimento mais acessível e confiável a cidadãos leigos. Dessa forma, contrapondo-se às fake news atreladas à ciência, veiculadas nas mídias sociais. Para tanto, é necessário identificar as razões que as levam a serem tão críveis, e pensar em sugestões que possam ser aplicadas para a aproximação entre Comunidade Científica e sociedade, uma vez que quanto maior a distância entre esses dois setores, mais propensas serão as chances da sociedade deixar-se seduzir por inverdades. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza básica, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica. Diante disso, verifica-se que para o desenvolvimento de ações efetivas de combate e prevenção às fake news, se faz necessário que a Educação e a Comunidade Científica, somem forças para o traçamento de estratégias que ajam nas suas bases de sustentação, sendo indispensável que essas duas instâncias trabalhem em parceria. O que impõe a constatação de que através dos letramentos científico, midiático e informacional, do desenvolvimento do pensamento crítico e de aprendizagem significativa, além do estreitamento da relação entre Comunidade Científica e sociedade, é possível construir subsídios para a superação das fake news.pt_BR
dc.format.extent85p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectComunidade Científicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectLetramentos Científico, Midiático e Informacionalpt_BR
dc.titleReflexão de saberes e habilidades para a superação das fake news atreladas à ciência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6601543555585042pt_BR
dc.description.abstractxConsidering that fake news, especially when linked to science, can add consequences of such a negative nature and feeling the emerging need to find ways to circumvent this situation, researchon fake news is carried out to identify issues that need to be developed. So that they can be stimulated at work to face it, providing a more accessible and reliable knowledge to lay citizens, instead to fake news linked to science conveyed on social media. Therefore, it is necessary to identify the reasons that lead them to be so credible. Also to think of suggestions that can be applied to bring the Scientific Community and society closer together. The greater the distance between these two sectors, the more likely the chances will be of society to be seduced by untruths. Then, a research of a fundamental nature, exploratory nature, with a qualitative approach and through a bibliographic research procedure is carried out. Given this, it appears that to develop practical actions to combat and prevent fake news, Education and the Scientific Community must join forces to outline strategies that act on their support bases. Essential that these two instances work in partnership. What imposes the realization that through scientific, media and informational literacies, the development of critical thinking and meaningful learning, in addition to the strengthening of the relationship between the Scientific Communityand society, it is possible to build subsidies to overcome fake news.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
organized.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons