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Título : A experiência do estágio supervisionado na formação em Administração do CAA-UFPE como meio para a inserção profissional.
Autor : MENEZES, Jonh Carlos Ferreira de
Palabras clave : Estágio supervisionado; Inserção profissional; Experiência de estágio; Formação em Administração; Jovem universitário
Fecha de publicación : 13-may-2022
Citación : MENEZES, Jonh Carlos Ferreira de. A experiência do estágio supervisionado na formação em Administração do CAA-UFPE como meio para a inserção profissional. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022
Resumen : As constantes transformações que vêm acontecendo na esfera laboral têm interferido diretamente nas relações de trabalho e, consequentemente, nas expectativas dos jovens universitários de se inserirem no mercado de trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a experiência do estágio supervisionado para estudantes com formação no ensino superior em Administração no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE) como transição possível para sua inserção profissional. Inicialmente, buscou-se caracterizar o estágio supervisionado no âmbito da formação no ensino superior em Administração, notadamente de graduandos e egressos do CAA/UFPE; em seguida, descrever o perfil socioeconômico dos jovens pesquisados e suas expectativas em relação ao estágio supervisionado e, por fim, retratar a experiência do estágio supervisionado para os pesquisados e sua possível contribuição para a inserção profissional. Para responder a esses objetivos foi preciso realizar o estudo dos temas, flexibilização do trabalho, reforma trabalhista, inserção profissional e estágio. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, fazendo-se uso da triangulação de dados disponibilizados por meio de fontes documentais, entrevistas (individuais e em grupo) e formulário socioeconômico. Por meio das informações coletadas foi identificado que o estágio supervisionado no CAA/UFPE possui uma estrutura de formalização baseada nas determinações legais no sentido de garantir a contribuição efetiva para a formação do graduando em Administração. Verificou-se também que as expectativas dos graduandos em relação ao estágio são, em sua maioria, de desenvolvimento pessoal e profissional, embora, devido ao perfil socioeconômico dos mesmos, também se tenha notado expectativas de efetivação devido a fatores financeiros. Somado a isso, identificou-se que os jovens estagiários passam por experiências de estágio que podem variar de pessoa para pessoa de acordo com as dimensões presentes no período de realização do estágio, e que este contribuiu moderadamente para que houvesse o ingresso do jovem universitário no mercado de trabalho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44853
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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