Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44853

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida-
dc.contributor.authorMENEZES, Jonh Carlos Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-06-24T00:16:15Z-
dc.date.available2022-06-24T00:16:15Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2022-06-22-
dc.identifier.citationMENEZES, Jonh Carlos Ferreira de. A experiência do estágio supervisionado na formação em Administração do CAA-UFPE como meio para a inserção profissional. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44853-
dc.description.abstractAs constantes transformações que vêm acontecendo na esfera laboral têm interferido diretamente nas relações de trabalho e, consequentemente, nas expectativas dos jovens universitários de se inserirem no mercado de trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a experiência do estágio supervisionado para estudantes com formação no ensino superior em Administração no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE) como transição possível para sua inserção profissional. Inicialmente, buscou-se caracterizar o estágio supervisionado no âmbito da formação no ensino superior em Administração, notadamente de graduandos e egressos do CAA/UFPE; em seguida, descrever o perfil socioeconômico dos jovens pesquisados e suas expectativas em relação ao estágio supervisionado e, por fim, retratar a experiência do estágio supervisionado para os pesquisados e sua possível contribuição para a inserção profissional. Para responder a esses objetivos foi preciso realizar o estudo dos temas, flexibilização do trabalho, reforma trabalhista, inserção profissional e estágio. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, fazendo-se uso da triangulação de dados disponibilizados por meio de fontes documentais, entrevistas (individuais e em grupo) e formulário socioeconômico. Por meio das informações coletadas foi identificado que o estágio supervisionado no CAA/UFPE possui uma estrutura de formalização baseada nas determinações legais no sentido de garantir a contribuição efetiva para a formação do graduando em Administração. Verificou-se também que as expectativas dos graduandos em relação ao estágio são, em sua maioria, de desenvolvimento pessoal e profissional, embora, devido ao perfil socioeconômico dos mesmos, também se tenha notado expectativas de efetivação devido a fatores financeiros. Somado a isso, identificou-se que os jovens estagiários passam por experiências de estágio que podem variar de pessoa para pessoa de acordo com as dimensões presentes no período de realização do estágio, e que este contribuiu moderadamente para que houvesse o ingresso do jovem universitário no mercado de trabalho.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectExperiência de estágiopt_BR
dc.subjectFormação em Administraçãopt_BR
dc.subjectJovem universitáriopt_BR
dc.titleA experiência do estágio supervisionado na formação em Administração do CAA-UFPE como meio para a inserção profissional.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0202289346093006pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4216040729121683pt_BR
dc.description.abstractxThe constant changes that have been taking place in the labor sphere have directly interfered in relationships and work and, consequently, in the expectations of young university students to enter the job market. Therefore, this work has as general objective to analyze the experience of the supervised internship for students with higher education in Business Administration at the Wild Academich Center of the Federal University of Pernambuco (CAA/UFPE) as a possible transition to their professional insertion. Initially, we sought to characterize the supervised internship within the scope of training in higher education in Administration, notably for undergraduates and graduates of UFPE/CAA; then, to describe the socioeconomic profile of the young people surveyed and their expectations regarding the supervised internship and, finally, to portray the experience of the supervised internship for those surveyed and its possible contribution to their professional insertion. To respond to these objectives, it was necessary to carry out the study of the themes, flexibility of work, labor reform, professional insertion and internship. A qualitative research was carried out, using the triangulation of data made available through documentary sources, interviews (individual and in groups) and socioeconomic form. Through the information collected, it was identified that the supervised internship at CAA/UFPE has a formalization structure based on legal determinations and that it has contributed considerably to the formation of undergraduate students in Administration. It was also found that the expectations of undergraduates in relation to the internship are, for the most part, of personal and professional development, although, due to their socioeconomic profile, expectations of effectiveness due to financial factors have also been noted. Added to this, it was identified that young interns go through internship experiences that can vary from person to person according to the dimensions present in the internship period, and that this, moderately contributed to the entrance of the young university student. in the business market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JONH MENEZES 3.pdf472,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons