Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44824
Comparte esta pagina
Título : | Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): suas possíveis implicações no currículo escolar. |
Autor : | SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira |
Palabras clave : | Política educacional; Avaliação educacional; Currículos |
Fecha de publicación : | 20-jul-2018 |
Citación : | SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira. Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): suas possíveis implicações no currículo escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | A pesquisa tem como objeto de estudo, as políticas de avaliação externa e o currículo escolar, tendo em vista as reformas na máquina estatal a partir de uma lógica neoliberal onde o modelo gerencial passa cada vez mais a fazer parte da lógica escolar impondo uma lógica empresarial de recompensa por resultados alcançados. A questão norteadora é quais as possíveis influências da política de avaliação externa no currículo escolar? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as possíveis influências da política de avaliação externa no currículo escolar. Como objetivos específicos, refletir sobre o debate conceitual sobre política pública e currículo, resgatar o processo de construção da política de avaliação externa, identificar a relação avaliação externa e currículo escolar. O referencial teórico está fundamentado em Souza (2006), Araújo (2011) e Muller; Surel (2002), para tratar das Políticas Públicas, para discutir Currículo, Macedo (2008), Silva (2000) e Pacheco (2005 / 2013), sobre Avaliação Externa, Gatti (2009), Castro (2009) e Bonamino; Sousa (2012). A abordagem é qualitativa, onde os resultados divulgados pelo SAEPE da avaliação realizada no ano de 2017 foram utilizados para seleção do campo empírico. Para a coleta de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada, visando conhecer a visão subjetiva de cada sujeito acerca das avaliações externas como também a realidade de sua implantação. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados Bardin (2011). Os dados revelam que a política de avaliação externa influencia a construção e vivencia do currículo na escola, os documentos oficiais e essas avaliações configuram uma padronização curricular engessando o mesmo a uma concepção de organização de conteúdo e deixando em segundo plano a formação critica do sujeito. As políticas de bonificação agem como instrumento de pressão tanto sobre a gestão quanto sobre os professores que tomam como incentivo o alcance das metas e o processo de aprendizagem fica restrito apenas aos conhecimentos exigidos pelas avaliações. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44824 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira.pdf | 808,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons