Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44824

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Alexandre Viana-
dc.contributor.authorSILVA, Vivian Evelyn de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-20T18:25:17Z-
dc.date.available2022-06-20T18:25:17Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.date.submitted2022-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Vivian Evelyn de Oliveira. Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): suas possíveis implicações no currículo escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44824-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objeto de estudo, as políticas de avaliação externa e o currículo escolar, tendo em vista as reformas na máquina estatal a partir de uma lógica neoliberal onde o modelo gerencial passa cada vez mais a fazer parte da lógica escolar impondo uma lógica empresarial de recompensa por resultados alcançados. A questão norteadora é quais as possíveis influências da política de avaliação externa no currículo escolar? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as possíveis influências da política de avaliação externa no currículo escolar. Como objetivos específicos, refletir sobre o debate conceitual sobre política pública e currículo, resgatar o processo de construção da política de avaliação externa, identificar a relação avaliação externa e currículo escolar. O referencial teórico está fundamentado em Souza (2006), Araújo (2011) e Muller; Surel (2002), para tratar das Políticas Públicas, para discutir Currículo, Macedo (2008), Silva (2000) e Pacheco (2005 / 2013), sobre Avaliação Externa, Gatti (2009), Castro (2009) e Bonamino; Sousa (2012). A abordagem é qualitativa, onde os resultados divulgados pelo SAEPE da avaliação realizada no ano de 2017 foram utilizados para seleção do campo empírico. Para a coleta de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada, visando conhecer a visão subjetiva de cada sujeito acerca das avaliações externas como também a realidade de sua implantação. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados Bardin (2011). Os dados revelam que a política de avaliação externa influencia a construção e vivencia do currículo na escola, os documentos oficiais e essas avaliações configuram uma padronização curricular engessando o mesmo a uma concepção de organização de conteúdo e deixando em segundo plano a formação critica do sujeito. As políticas de bonificação agem como instrumento de pressão tanto sobre a gestão quanto sobre os professores que tomam como incentivo o alcance das metas e o processo de aprendizagem fica restrito apenas aos conhecimentos exigidos pelas avaliações.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleSistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): suas possíveis implicações no currículo escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5007894458220664pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3321578996501111pt_BR
dc.description.abstractxThe research has as object of study, the policies of external evaluation and the school curriculum, in view of the reforms in the state machine and the neoliberal thought in the education, so the guiding question is what are the possible influences of the external evaluation policy in the school curriculum? We have as general objective to understand the possible influences of external evaluation policy in the school curriculum. As specific objectives, rescue the process of construction of external evaluation policy, identify the relationship between external evaluation and school curriculum and Identify the strategies used to meet the demands of external evaluations. Seeking to bring the evaluative context to our reality, we delimited our research to the Educational Evaluation System of Pernambuco (SAEPE), knowing its development process and its objectives for the state schools. Our theoretical framework is based on Souza (2006), Araújo (2011) and Muller; (2009), Castro (2009), and Bonamino (2009), in order to discuss Public Policies, to discuss Curriculum, we dialog with Macedo (2008), Silva (2000) and Pacheco (2005/2013) ; Sousa (2012). Our approach is qualitative and we use the results published by SAEPE of the test held in the year 2017 for the selection of the empirical fields and the choice of 5 interview subjects. In order to collect and produce data, it was necessary the semi - structured interview, aiming to know the subjective view of each subject about the external evaluations as well as the reality of its implementation. Thus, the themes that emerged were: (1) Relationship between school curriculum and external evaluation policy; (2) The educational evaluation system of Pernambuco and its relationship with the school curriculum. We use content analysis, according to Bardin (2011). The data show that the external evaluation policy influences the construction and experience of the curriculum in the school, the official documents and these evaluations constitute a curricular standardization embedding the same to a conception of content organization and leaving in the background the critical formation of the subject. Bonus policies act as an instrument of pressure both on management and on teachers who take as an incentive the achievement of goals and the learning process is restricted only to the knowledge required by the evaluations. Preparing the curriculum only for evaluative demands denies an integral and critical formation to the subject, education becomes only a specific reproduction of knowledge. Reproducing a shallow and banking education process that does not meet the demands of global education. We do not deny the importance of evaluation, but we question how it has been used in schools. Whether your current setting really acts as an instrument of improvement in the teaching / learning process or if it only helps to disseminate market ideas into the school space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira.pdf808,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons