Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44824

Compartilhe esta página

Título: Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): suas possíveis implicações no currículo escolar.
Autor(es): SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira
Palavras-chave: Política educacional; Avaliação educacional; Currículos
Data do documento: 20-Jul-2018
Citação: SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira. Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): suas possíveis implicações no currículo escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A pesquisa tem como objeto de estudo, as políticas de avaliação externa e o currículo escolar, tendo em vista as reformas na máquina estatal a partir de uma lógica neoliberal onde o modelo gerencial passa cada vez mais a fazer parte da lógica escolar impondo uma lógica empresarial de recompensa por resultados alcançados. A questão norteadora é quais as possíveis influências da política de avaliação externa no currículo escolar? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as possíveis influências da política de avaliação externa no currículo escolar. Como objetivos específicos, refletir sobre o debate conceitual sobre política pública e currículo, resgatar o processo de construção da política de avaliação externa, identificar a relação avaliação externa e currículo escolar. O referencial teórico está fundamentado em Souza (2006), Araújo (2011) e Muller; Surel (2002), para tratar das Políticas Públicas, para discutir Currículo, Macedo (2008), Silva (2000) e Pacheco (2005 / 2013), sobre Avaliação Externa, Gatti (2009), Castro (2009) e Bonamino; Sousa (2012). A abordagem é qualitativa, onde os resultados divulgados pelo SAEPE da avaliação realizada no ano de 2017 foram utilizados para seleção do campo empírico. Para a coleta de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada, visando conhecer a visão subjetiva de cada sujeito acerca das avaliações externas como também a realidade de sua implantação. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados Bardin (2011). Os dados revelam que a política de avaliação externa influencia a construção e vivencia do currículo na escola, os documentos oficiais e essas avaliações configuram uma padronização curricular engessando o mesmo a uma concepção de organização de conteúdo e deixando em segundo plano a formação critica do sujeito. As políticas de bonificação agem como instrumento de pressão tanto sobre a gestão quanto sobre os professores que tomam como incentivo o alcance das metas e o processo de aprendizagem fica restrito apenas aos conhecimentos exigidos pelas avaliações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44824
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Vivian Evelyn de Oliveira.pdf808,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons