Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44797

Compartilhe esta página

Título: Análise das grandezas volume e capacidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria antropológica do didático.
Autor(es): SANTOS, Rebeca Cláudia Ramos
Palavras-chave: Grandezas volume e capacidade; Teoria Antropológica do Didático; Livros didáticos
Data do documento: 27-Abr-2022
Citação: SANTOS, Rebeca Cláudia Ramos. Análise das grandezas volume e capacidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria antropológica do didático. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praxeologias matemáticas das grandezas volume e capacidade em duas coleções de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Neste sentido, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Chevallard e colaboradores, torna-se base para a fundamentação desta pesquisa e tem natureza qualitativa. No percurso metodológico, a presente pesquisa selecionou todas as atividades propostas que trabalham com as grandezas volume e capacidade das coleções escolhidas. Em seguida, analisando as atividades propostas foi possível modelizar as praxeologias, isto é, identificando os tipos de tarefas, técnicas, tecnologias, e as teorias; também definimos os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas. As análises demonstram que que os tipos de tarefas privilegiados nas coleções são: a. Calcular o volume de um sólido retangular dada a unidade de volume; b. Calcular o volume de um objeto no formato de um bloco retangular dadas as dimensões; c. Converter as unidades de medidas de volume; d. Calcular o volume de um cilindro reto; e. Converter as unidades de medidas de capacidade; e f. Calcular quantos recipientes, dada a sua capacidade, serão necessários para capacitar uma quantidade de medidas de capacidade. As técnicas são compostas majoritariamente pelos escriturais algébricos, os escriturais geométricos e o escritural número com unidade de medidas. Estes, por sua vez, evocam os objetos não ostensivos que são a álgebra, a geometria espacial, as grandezas e medidas e operações com os Racionais. Portanto, esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão da difusão das praxeologias associadas as grandezas volume e capacidade pelos livros didáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44797
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rebeca.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons