Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44797

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Rebeca Cláudia Ramos-
dc.date.accessioned2022-06-16T17:44:32Z-
dc.date.available2022-06-16T17:44:32Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.date.submitted2022-06-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Rebeca Cláudia Ramos. Análise das grandezas volume e capacidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria antropológica do didático. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44797-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar as praxeologias matemáticas das grandezas volume e capacidade em duas coleções de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Neste sentido, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Chevallard e colaboradores, torna-se base para a fundamentação desta pesquisa e tem natureza qualitativa. No percurso metodológico, a presente pesquisa selecionou todas as atividades propostas que trabalham com as grandezas volume e capacidade das coleções escolhidas. Em seguida, analisando as atividades propostas foi possível modelizar as praxeologias, isto é, identificando os tipos de tarefas, técnicas, tecnologias, e as teorias; também definimos os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas. As análises demonstram que que os tipos de tarefas privilegiados nas coleções são: a. Calcular o volume de um sólido retangular dada a unidade de volume; b. Calcular o volume de um objeto no formato de um bloco retangular dadas as dimensões; c. Converter as unidades de medidas de volume; d. Calcular o volume de um cilindro reto; e. Converter as unidades de medidas de capacidade; e f. Calcular quantos recipientes, dada a sua capacidade, serão necessários para capacitar uma quantidade de medidas de capacidade. As técnicas são compostas majoritariamente pelos escriturais algébricos, os escriturais geométricos e o escritural número com unidade de medidas. Estes, por sua vez, evocam os objetos não ostensivos que são a álgebra, a geometria espacial, as grandezas e medidas e operações com os Racionais. Portanto, esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão da difusão das praxeologias associadas as grandezas volume e capacidade pelos livros didáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extent94p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectGrandezas volume e capacidadept_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleAnálise das grandezas volume e capacidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria antropológica do didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9258620120057036pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the mathematical praxeologies of the quantities volume and capacity in two collections of textbooks from the Final Years of Elementary School. In this sense, the Anthropological Theory of Didactics (ADT), proposed by Chevallard and collaborators, becomes the basis for the foundation of this research and has a qualitative nature. In the methodological course, the present research selected all the proposed activities that work with the magnitudes, volume and capacity of the chosen collections. Then, analyzing the proposed activities, it was possible to model the praxeologies, that is, identifying the types of tasks, techniques, technologies, and theories; we also define the ostensive and non-ostensive objects that make up the techniques. The analyzes demonstrate that the types of tasks privileged in the collections are: a. Calculate the volume of a rectangular solid given the unit of volume; B. Calculate the volume of an object in the shape of a rectangular block given the dimensions; c. Convert volume measurement units; d. Calculate the volume of a straight cylinder; and. Convert capacity measurement units; and f. Calculate how many containers, given their capacity, will be needed to enable a number of capacity measures. The techniques are mainly composed of algebraic scripts, geometric scripts and the script number with measurement unit. These, in turn, evoke the non-ostensible objects that are algebra, spatial geometry, magnitudes and measures and operations with Rationals. Therefore, this research can contribute to a better understanding of the diffusion of praxeologies associated with volume and capacity quantities by textbooks in the Final Years of Elementary School.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rebeca.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons