Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478

Comparte esta pagina

Título : O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental
Autor : Maysa Gomes de Santana, Walenska
Palabras clave : Grandeza Geométrica; Área; Recurso Didático; Livro Didático
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Maysa Gomes de Santana, Walenska; Moreira Baltar Bellemain, Paula. O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumen : A presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso de recursos didáticos (tangram, malhas e poliminós) no estudo do conceito de área, em Livros Didáticos de Matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. A base teórica da pesquisa apóia-se, essencialmente, na abordagem de área como grandeza, proposta pelas pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian e adotada por diversas investigações posteriores. Discute-se o papel dos recursos didáticos e do livro didático no processo ensino-aprendizagem de Matemática e indicam-se contribuições possíveis do tangram, das malhas e dos poliminós na construção do conceito de área como grandeza. A fundamentação teórica norteia e justifica a escolha dos critérios de análise utilizados na pesquisa. Foram avaliadas seis coleções de livros didáticos, escolhidas entre aquelas indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático e utilizadas em escolas da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a constatação de que os recursos didáticos em foco são pouco explorados nos livros investigados. Algumas atividades trazem contribuição significativa para a construção de área como grandeza, mas, outras fazem um uso superficial do potencial dos recursos
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo5348_1.pdf2,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons