Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478

Compartilhe esta página

Título: O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Maysa Gomes de Santana, Walenska
Palavras-chave: Grandeza Geométrica; Área; Recurso Didático; Livro Didático
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maysa Gomes de Santana, Walenska; Moreira Baltar Bellemain, Paula. O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso de recursos didáticos (tangram, malhas e poliminós) no estudo do conceito de área, em Livros Didáticos de Matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. A base teórica da pesquisa apóia-se, essencialmente, na abordagem de área como grandeza, proposta pelas pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian e adotada por diversas investigações posteriores. Discute-se o papel dos recursos didáticos e do livro didático no processo ensino-aprendizagem de Matemática e indicam-se contribuições possíveis do tangram, das malhas e dos poliminós na construção do conceito de área como grandeza. A fundamentação teórica norteia e justifica a escolha dos critérios de análise utilizados na pesquisa. Foram avaliadas seis coleções de livros didáticos, escolhidas entre aquelas indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático e utilizadas em escolas da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a constatação de que os recursos didáticos em foco são pouco explorados nos livros investigados. Algumas atividades trazem contribuição significativa para a construção de área como grandeza, mas, outras fazem um uso superficial do potencial dos recursos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5348_1.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons