Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira Baltar Bellemain, Paula pt_BR
dc.contributor.authorMaysa Gomes de Santana, Walenskapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:21:39Z-
dc.date.available2014-06-12T17:21:39Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationMaysa Gomes de Santana, Walenska; Moreira Baltar Bellemain, Paula. O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso de recursos didáticos (tangram, malhas e poliminós) no estudo do conceito de área, em Livros Didáticos de Matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. A base teórica da pesquisa apóia-se, essencialmente, na abordagem de área como grandeza, proposta pelas pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian e adotada por diversas investigações posteriores. Discute-se o papel dos recursos didáticos e do livro didático no processo ensino-aprendizagem de Matemática e indicam-se contribuições possíveis do tangram, das malhas e dos poliminós na construção do conceito de área como grandeza. A fundamentação teórica norteia e justifica a escolha dos critérios de análise utilizados na pesquisa. Foram avaliadas seis coleções de livros didáticos, escolhidas entre aquelas indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático e utilizadas em escolas da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a constatação de que os recursos didáticos em foco são pouco explorados nos livros investigados. Algumas atividades trazem contribuição significativa para a construção de área como grandeza, mas, outras fazem um uso superficial do potencial dos recursospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrandeza Geométricapt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5348_1.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons