Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira Baltar Bellemain, Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Maysa Gomes de Santana, Walenska | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:21:39Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:21:39Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maysa Gomes de Santana, Walenska; Moreira Baltar Bellemain, Paula. O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4478 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso de recursos didáticos (tangram, malhas e poliminós) no estudo do conceito de área, em Livros Didáticos de Matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. A base teórica da pesquisa apóia-se, essencialmente, na abordagem de área como grandeza, proposta pelas pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian e adotada por diversas investigações posteriores. Discute-se o papel dos recursos didáticos e do livro didático no processo ensino-aprendizagem de Matemática e indicam-se contribuições possíveis do tangram, das malhas e dos poliminós na construção do conceito de área como grandeza. A fundamentação teórica norteia e justifica a escolha dos critérios de análise utilizados na pesquisa. Foram avaliadas seis coleções de livros didáticos, escolhidas entre aquelas indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático e utilizadas em escolas da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a constatação de que os recursos didáticos em foco são pouco explorados nos livros investigados. Algumas atividades trazem contribuição significativa para a construção de área como grandeza, mas, outras fazem um uso superficial do potencial dos recursos | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Grandeza Geométrica | pt_BR |
dc.subject | Área | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo5348_1.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons