Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44639

Compartilhe esta página

Título: A inclusão de estudantes em aulas de matemática : o trabalho de profissionais que atuam em uma escola rural do Agreste pernambucano.
Autor(es): BARROS, Henrique Souza de
Palavras-chave: Escola rural; Inclusão; Professor de Matemática; Educação Matemática Inclusiva
Data do documento: 28-Abr-2022
Citação: BARROS, Henrique Souza de. A inclusão de estudantes em aulas de matemática : o trabalho de profissionais que atuam em uma escola rural do Agreste Pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Tendo em vista os possíveis desafios e facilidades no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas, esta pesquisa tem como objetivo: analisar elementos relacionados ao trabalho de um grupo de profissionais frente à inclusão de estudantes com deficiências em aulas de Matemática em uma escola rural de uma cidade do interior de Pernambuco. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, contando com aplicação de questionários destinados a quatro profissionais da educação. Tendo como principais objetivos: analisar percepções de um grupo de profissionais frente à inclusão de estudantes com deficiências em aulas de Matemática em uma escola rural de uma cidade do interior de Pernambuco. Por meio desta pesquisa, identificamos que a instituição localizada em um ambiente rural não proporciona a exclusão dos estudantes com necessidades educacionais diante dos espaços escolares da própria localidade, assim facilitando a interações sociais entre os próprios estudantes com deficiências e contribuindo com o trabalho dos professores de matemática, junto com a coordenadora pedagógica e diretor escolar no fornecimento de ajuda técnica e pedagógica. Assim é observada a importância de uma formação ampla de todos os profissionais para que assim possa conhecer e fazer com as multiplicidades existentes na escola possam está inseridas na instituição com isso facilitando na participação de todos nas aulas de matemática. Compreendemos também que a dificuldade no processo de inclusão na escola está ligada às questões familiares dos estudantes, uma vez que todos os participantes relatam que as dificuldades estão relacionadas aos responsáveis não aceitarem as condições dos seus filhos. Concluímos que a inclusão dos estudantes nas aulas de matemática não se desenvolve de forma isolada, mas sim com participação de todos agentes educacionais dentre eles, coordenador pedagógico e diretor escolar, que são participantes fundamentais na instituição escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44639
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Henrique souza.pdf705,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons