Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44639

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandão-
dc.contributor.authorBARROS, Henrique Souza de-
dc.date.accessioned2022-06-01T16:44:21Z-
dc.date.available2022-06-01T16:44:21Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.date.submitted2022-06-01-
dc.identifier.citationBARROS, Henrique Souza de. A inclusão de estudantes em aulas de matemática : o trabalho de profissionais que atuam em uma escola rural do Agreste Pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44639-
dc.description.abstractTendo em vista os possíveis desafios e facilidades no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas, esta pesquisa tem como objetivo: analisar elementos relacionados ao trabalho de um grupo de profissionais frente à inclusão de estudantes com deficiências em aulas de Matemática em uma escola rural de uma cidade do interior de Pernambuco. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, contando com aplicação de questionários destinados a quatro profissionais da educação. Tendo como principais objetivos: analisar percepções de um grupo de profissionais frente à inclusão de estudantes com deficiências em aulas de Matemática em uma escola rural de uma cidade do interior de Pernambuco. Por meio desta pesquisa, identificamos que a instituição localizada em um ambiente rural não proporciona a exclusão dos estudantes com necessidades educacionais diante dos espaços escolares da própria localidade, assim facilitando a interações sociais entre os próprios estudantes com deficiências e contribuindo com o trabalho dos professores de matemática, junto com a coordenadora pedagógica e diretor escolar no fornecimento de ajuda técnica e pedagógica. Assim é observada a importância de uma formação ampla de todos os profissionais para que assim possa conhecer e fazer com as multiplicidades existentes na escola possam está inseridas na instituição com isso facilitando na participação de todos nas aulas de matemática. Compreendemos também que a dificuldade no processo de inclusão na escola está ligada às questões familiares dos estudantes, uma vez que todos os participantes relatam que as dificuldades estão relacionadas aos responsáveis não aceitarem as condições dos seus filhos. Concluímos que a inclusão dos estudantes nas aulas de matemática não se desenvolve de forma isolada, mas sim com participação de todos agentes educacionais dentre eles, coordenador pedagógico e diretor escolar, que são participantes fundamentais na instituição escolar.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProfessor de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes em aulas de matemática : o trabalho de profissionais que atuam em uma escola rural do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6976320782439673pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxIn view of the possible challenges and facilities in the teaching and learning process of students with specific educational needs, this research aims to: analyze elements related to the work of a group of professionals regarding the inclusion of students with disabilities in Mathematics classes in a rural school in a city in the interior of Pernambuco. The work presents a qualitative approach, with the application of questionnaires intended for four education professionals. Having as main objectives: to analyze perceptions of a group of professionals regarding the inclusion of students with disabilities in Mathematics classes in a rural school in a city in the interior of Pernambuco. Through this research, we identified that the institution located in a rural environment does not provide for the exclusion of students with educational needs from the school spaces of the locality, thus facilitating social interactions between students with disabilities and contributing to the work of teachers of mathematics, together with the pedagogical coordinator and school director in providing technical and pedagogical help. Thus, the importance of a broad training of all professionals is observed so that they can know and do with the multiplicities existing in the school that can be inserted in the institution, thus facilitating the participation of all in mathematics classes. We also understand that the difficulty in the process of inclusion in the school is linked to the family issues of the students, since all the participants report that the difficulties are related to those responsible for not accepting the conditions of their children. We conclude that the inclusion of students in mathematics classes is not developed in isolation, but with the participation of all educational agents, including the pedagogical coordinator and school director, who are fundamental participants in the school institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Henrique souza.pdf705,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons