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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44552

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Título: Anitta e a cultura do cancelamento: uma análise de relações estabelecidas pelos seguidores com a celebridade na era digital.
Autor(es): ALMEIDA, Janielson Cavalcante de
Palavras-chave: cultura do cancelamento; Anitta; consumidores-produtivos; meio digital
Data do documento: 12-Mai-2022
Citação: ALMEIDA, Janielson Cavalcante de. Anitta e a cultura do cancelamento: uma análise de relações estabelecidas pelos seguidores com a celebridade na era digital. Trabalho de Conclusão do Curso de Design – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Como a Internet é o lócus da cultura do cancelamento e esse se dá por meio do engajamento de consumidores-produtivos, o trabalho objetivou entender como eles procedem essa punição digital. O caso de Anitta é relevante: trata-se de um ícone da cultura pop, uma marca da indústria do entretenimento, que sofreu essa punição. Estudamos o comportamento do consumidor na cultura da convergência, a cultura do cancelamento, pesquisamos a história da marca Anitta e levantamos as interações de seus seguidores em situações de cancelamento em dois perfis do Facebook. O corpus foi formado por 24.200 comentários que, submetidos a uma análise de discursos funcional, gerou 2 linhas de sentidos: uma forma de militância seletiva e outra efetiva, sendo essa mais eficaz na punição educativa. As etapas do processo funcionaram como um ciclo: cancela-se quando as expectativas são frustradas e descancela-se quando o cancelado mostra desconhecimento e/ou arrependimento. Nossos resultados revelaram que: intolerância, exposição e vigilância constantes são características e condições-chaves para as relações dadas nas redes sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44552
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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