Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44552

Comparte esta pagina

Título : Anitta e a cultura do cancelamento: uma análise de relações estabelecidas pelos seguidores com a celebridade na era digital.
Autor : ALMEIDA, Janielson Cavalcante de
Palabras clave : cultura do cancelamento; Anitta; consumidores-produtivos; meio digital
Fecha de publicación : 12-may-2022
Citación : ALMEIDA, Janielson Cavalcante de. Anitta e a cultura do cancelamento: uma análise de relações estabelecidas pelos seguidores com a celebridade na era digital. Trabalho de Conclusão do Curso de Design – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Como a Internet é o lócus da cultura do cancelamento e esse se dá por meio do engajamento de consumidores-produtivos, o trabalho objetivou entender como eles procedem essa punição digital. O caso de Anitta é relevante: trata-se de um ícone da cultura pop, uma marca da indústria do entretenimento, que sofreu essa punição. Estudamos o comportamento do consumidor na cultura da convergência, a cultura do cancelamento, pesquisamos a história da marca Anitta e levantamos as interações de seus seguidores em situações de cancelamento em dois perfis do Facebook. O corpus foi formado por 24.200 comentários que, submetidos a uma análise de discursos funcional, gerou 2 linhas de sentidos: uma forma de militância seletiva e outra efetiva, sendo essa mais eficaz na punição educativa. As etapas do processo funcionaram como um ciclo: cancela-se quando as expectativas são frustradas e descancela-se quando o cancelado mostra desconhecimento e/ou arrependimento. Nossos resultados revelaram que: intolerância, exposição e vigilância constantes são características e condições-chaves para as relações dadas nas redes sociais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44552
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Modelo para Relatório Científico - Graduação CAA.pdf566,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons