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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44552

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega-
dc.contributor.authorALMEIDA, Janielson Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-05-24T19:25:03Z-
dc.date.available2022-05-24T19:25:03Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2022-05-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Janielson Cavalcante de. Anitta e a cultura do cancelamento: uma análise de relações estabelecidas pelos seguidores com a celebridade na era digital. Trabalho de Conclusão do Curso de Design – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44552-
dc.description.abstractComo a Internet é o lócus da cultura do cancelamento e esse se dá por meio do engajamento de consumidores-produtivos, o trabalho objetivou entender como eles procedem essa punição digital. O caso de Anitta é relevante: trata-se de um ícone da cultura pop, uma marca da indústria do entretenimento, que sofreu essa punição. Estudamos o comportamento do consumidor na cultura da convergência, a cultura do cancelamento, pesquisamos a história da marca Anitta e levantamos as interações de seus seguidores em situações de cancelamento em dois perfis do Facebook. O corpus foi formado por 24.200 comentários que, submetidos a uma análise de discursos funcional, gerou 2 linhas de sentidos: uma forma de militância seletiva e outra efetiva, sendo essa mais eficaz na punição educativa. As etapas do processo funcionaram como um ciclo: cancela-se quando as expectativas são frustradas e descancela-se quando o cancelado mostra desconhecimento e/ou arrependimento. Nossos resultados revelaram que: intolerância, exposição e vigilância constantes são características e condições-chaves para as relações dadas nas redes sociais.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcultura do cancelamentopt_BR
dc.subjectAnittapt_BR
dc.subjectconsumidores-produtivospt_BR
dc.subjectmeio digitalpt_BR
dc.titleAnitta e a cultura do cancelamento: uma análise de relações estabelecidas pelos seguidores com a celebridade na era digital.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2468180H9&tokenCaptchar=03AGdBq257MyzMM8Y7ddGUZlZg4tqTp52lov-dh_sPA03Gy0ifxfG-MePeu529gzEGGwfBxyWQJK2bxwD-Mbx4IS5JTkZuj1E8lUmzKP0PmcDdP4a8Rll0AYn_AuQt-UwUjaJD2qjHY6OtR8qvjHJJ9uJEFXMg6zH4bGerBseDfAzeV4EZotUhy21TmyogPquA010smsl2Y_ONd_ZQnDS8F1MCU9-OZVXA62LLDzdspiBO-zACpLEThCYafHuxprI4kNdVk-gzaxZH3bairfsA5esje0Yz3Z23y569N5MO4wyeNs7YSqthtC4rcVdGF5qAvgP3gtj462mLcvDLw0TrCGBalYsTE43WH27t5qI2vYSJL67cvg2YoTH4rsvKCY0pULGSPXF-QDYERSUj0aaEfaAxEnliXGZ9mARFYPBX4hyH3LmnixCOorlcFUCylN8424nY4I6NcOSGgCzFzKykWvssSFR88XgTdCjJ8rutjdLa3ZjPiWOSj4ZeU6tM34qt29gKVTgmYg_AvR8dFKTFTYH0Gxyd4Z28mQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5484105489714622pt_BR
dc.description.abstractxAs the Internet is the locus of cancellation culture and this occurs through the engagement of productive consumers, the work aimed to understand how they proceed with this digital punishment. Anitta's case is relevant: she is a pop culture icon, a brand in the entertainment industry, who suffered this punishment. We studied consumer behavior in the culture of convergence, the culture of cancellation, researched the history of the Anitta brand and surveyed the interactions of its followers in situations of cancellation in two Facebook profiles. The corpus consisted of 24,200 comments that, submitted to a functional discourse analysis, generated 2 lines of meaning: a form of selective militancy and another effective form, the latter being more effective in educational punishment. The steps of the process worked as a cycle: it is canceled when expectations are frustrated and it is canceled when the canceled shows ignorance and/or regret. Our results revealed that: intolerance, exposure and constant surveillance are key characteristics and conditions for the relationships given in social networks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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