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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44225
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Título: | Etnomatemática no ensino superior |
Autor(es): | SILVA, Brivaldo Antonio de Souza |
Palavras-chave: | Etnomatemática; Ensino; Pesquisa; Extensão |
Data do documento: | 11-Abr-2022 |
Citação: | SILVA, Brivaldo Antonio de Souza. ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A matemática que por muito tempo foi considerada uma ciência exata, em que existia únicas respostas para problemas e exercícios, aos poucos percebe-se que caminhos diferentes traçam respostas corretas, que no ambiente de sala de aula o professor não e o único detentor do saber, além da inclusão de calculadoras e aplicativos diversos, as novas tendências de ensino demostram que a educação matemática avança os muros físicos das escolas e estão presentes no cotidiano do estudante, na sua na sua cultura e na sua maneira de lidar com problemas reais do seu contexto de vida. A Etnomatemática sendo pensada/trabalhada/discutida no ensino superior ajuda a romper com a visão deturpada de que existe apenas uma matemática, a matemática formal (da escola, da academia), apresentando-os os diferentes contextos, realidades e modelos de se pensar matematicamente. A escolha do tema, se dá pelo interesse na atuação da Etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da matemática, que se inicia com a formação docente e a sua aplicação nos pilares em que se sustenta a educação superior no Brasil. Diante disso surgiu a seguinte pergunta: Qual a relação entre a Etnomatemática e os três pilares da Educação Superior? Que tem como objetivo analisar a relação entre a Etnomatemática e os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, junto aos discentes da licenciatura em matemática do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A metodologia escolhida foi o questionário através de formulário eletrônico, sendo este, respondido por 31 discentes. De acordo com os dados constatou-se que apenas 23% estudantes já participaram de pesquisas que tinha como tema ou tópico a Etnomatemática, quando relacionado a extensão, 43% dos estudantes que alegaram ter participado de atividades de extensão, a maior parte delas foram proporcionadas pela própria instituição (UFPE). Quando associado a Etnomatemática ao ensino os dados mostram que 90% dos discentes, seja eventualmente ou com frequência, já presenciaram a relação entre a temática e o conteúdo abordado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44225 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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