Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44225
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Brivaldo Antonio de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T19:25:37Z | - |
dc.date.available | 2022-04-27T19:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Brivaldo Antonio de Souza. ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44225 | - |
dc.description.abstract | A matemática que por muito tempo foi considerada uma ciência exata, em que existia únicas respostas para problemas e exercícios, aos poucos percebe-se que caminhos diferentes traçam respostas corretas, que no ambiente de sala de aula o professor não e o único detentor do saber, além da inclusão de calculadoras e aplicativos diversos, as novas tendências de ensino demostram que a educação matemática avança os muros físicos das escolas e estão presentes no cotidiano do estudante, na sua na sua cultura e na sua maneira de lidar com problemas reais do seu contexto de vida. A Etnomatemática sendo pensada/trabalhada/discutida no ensino superior ajuda a romper com a visão deturpada de que existe apenas uma matemática, a matemática formal (da escola, da academia), apresentando-os os diferentes contextos, realidades e modelos de se pensar matematicamente. A escolha do tema, se dá pelo interesse na atuação da Etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da matemática, que se inicia com a formação docente e a sua aplicação nos pilares em que se sustenta a educação superior no Brasil. Diante disso surgiu a seguinte pergunta: Qual a relação entre a Etnomatemática e os três pilares da Educação Superior? Que tem como objetivo analisar a relação entre a Etnomatemática e os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, junto aos discentes da licenciatura em matemática do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A metodologia escolhida foi o questionário através de formulário eletrônico, sendo este, respondido por 31 discentes. De acordo com os dados constatou-se que apenas 23% estudantes já participaram de pesquisas que tinha como tema ou tópico a Etnomatemática, quando relacionado a extensão, 43% dos estudantes que alegaram ter participado de atividades de extensão, a maior parte delas foram proporcionadas pela própria instituição (UFPE). Quando associado a Etnomatemática ao ensino os dados mostram que 90% dos discentes, seja eventualmente ou com frequência, já presenciaram a relação entre a temática e o conteúdo abordado. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Extensão | pt_BR |
dc.title | Etnomatemática no ensino superior | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4869858348428511 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Mathematics, which for a long time was considered an exact science, in which there were only answers to problems and exercises, little by little it is realized that different paths trace correct answers, that in the classroom environment the teacher is not the only holder of knowledge. , in addition to the inclusion of calculators and various applications, the new teaching trends show that mathematics education advances the physical walls of schools and is present in the student's daily life, in his culture and in his way of dealing with real problems of his life context. Ethnomathematics being thought/worked/discussed in higher education helps to break with the distorted view that there is only one mathematics, formal mathematics (from school, from academia), presenting them with different contexts, realities and models of thinking mathematically. . The choice of theme is due to the interest in the role of Ethnomathematics in the teaching and learning process of mathematics, which begins with teacher training and its application in the pillars on which higher education in Brazil is sustained. In view of this, the following question arose: What is the relationship between Ethnomathematics and the three pillars of Higher Education? Which aims to analyze the relationship between Ethnomathematics and the pillars of teaching, research and extension, with students of the degree in mathematics of the Academic Campus of Agreste of the Federal University of Pernambuco. The methodology chosen was the questionnaire through an electronic form, which was answered by 31 students. According to the data, it was found that only 23% students have already participated in research that had Ethnomathematics as a theme or topic, when related to extension, 43% of students who claimed to have participated in extension activities, most of them were provided by the institution itself (UFPE). When associated with Ethnomathematics to teaching, the data show that 90% of the students, either occasionally or frequently, have already witnessed the relationship between the theme and the content covered. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-2280-4726 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - BRIVALDO SOUZA.pdf | 866,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons