Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088

Compartilhe esta página

Título: Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico.
Autor(es): SILVA, Bruna de Oliveira
Palavras-chave: Ciências – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Educação básica - Recursos didáticos; Química nuclear; Radioatividade
Data do documento: 20-Dez-2019
Citação: SILVA, Bruna de Oliveira. Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade e que vem contribuindo para seu avanço nas mais diversas áreas, como na tecnologia, na medicina, na agricultura, entre outras. A Química também é um componente curricular previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos temas de grande importância deste componente curricular é a radioatividade, ainda pouco discutida nos ambientes escolares e com poucos recursos didáticos disponíveis em língua portuguesa. Neste trabalho desenvolveu-se o aplicativo gamificado RadiAção, como recurso didático de ensino e aprendizagem da Ciência Nuclear e suas tecnologias para estudantes do Ensino Básico. Para isto, foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru e os dados coletados serviram de base para o desenvolvimento do aplicativo, fundamentado no conceito de gamificação. O mesmo possui uma estrutura que busca estimular nos estudantes a motivação e o engajamento, para uma aprendizagem interativa, dinâmica e participativa do tema proposto. Através da reflexão por parte dos estudantes sobre os conteúdos disponíveis no aplicativo, podem ser criadas novas estruturas cognitivas de conhecimento através da reelaboração dos conceitos e construção de significados. A última etapa foi a utilização do aplicativo por estudantes de licenciatura em química que tivessem cursado a disciplina Introdução à Química Nuclear. Estes estudantes responderam questões a fim de analisar a usabilidade do aplicativo e puderam deixar sugestões de melhoria. Após serem realizadas as modificações de melhoria, o aplicativo será disponibilizado para livre acesso por meio de uma plataforma digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Bruna de Oliveira.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons