Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088
Comparte esta pagina
Título : | Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. |
Autor : | SILVA, Bruna de Oliveira |
Palabras clave : | Ciências – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Educação básica - Recursos didáticos; Química nuclear; Radioatividade |
Fecha de publicación : | 20-dic-2019 |
Citación : | SILVA, Bruna de Oliveira. Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade e que vem contribuindo para seu avanço nas mais diversas áreas, como na tecnologia, na medicina, na agricultura, entre outras. A Química também é um componente curricular previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos temas de grande importância deste componente curricular é a radioatividade, ainda pouco discutida nos ambientes escolares e com poucos recursos didáticos disponíveis em língua portuguesa. Neste trabalho desenvolveu-se o aplicativo gamificado RadiAção, como recurso didático de ensino e aprendizagem da Ciência Nuclear e suas tecnologias para estudantes do Ensino Básico. Para isto, foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru e os dados coletados serviram de base para o desenvolvimento do aplicativo, fundamentado no conceito de gamificação. O mesmo possui uma estrutura que busca estimular nos estudantes a motivação e o engajamento, para uma aprendizagem interativa, dinâmica e participativa do tema proposto. Através da reflexão por parte dos estudantes sobre os conteúdos disponíveis no aplicativo, podem ser criadas novas estruturas cognitivas de conhecimento através da reelaboração dos conceitos e construção de significados. A última etapa foi a utilização do aplicativo por estudantes de licenciatura em química que tivessem cursado a disciplina Introdução à Química Nuclear. Estes estudantes responderam questões a fim de analisar a usabilidade do aplicativo e puderam deixar sugestões de melhoria. Após serem realizadas as modificações de melhoria, o aplicativo será disponibilizado para livre acesso por meio de uma plataforma digital. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Bruna de Oliveira.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons