Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088

Share on

Title: Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico.
Authors: SILVA, Bruna de Oliveira
Keywords: Ciências – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Educação básica - Recursos didáticos; Química nuclear; Radioatividade
Issue Date: 20-Dec-2019
Citation: SILVA, Bruna de Oliveira. Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade e que vem contribuindo para seu avanço nas mais diversas áreas, como na tecnologia, na medicina, na agricultura, entre outras. A Química também é um componente curricular previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos temas de grande importância deste componente curricular é a radioatividade, ainda pouco discutida nos ambientes escolares e com poucos recursos didáticos disponíveis em língua portuguesa. Neste trabalho desenvolveu-se o aplicativo gamificado RadiAção, como recurso didático de ensino e aprendizagem da Ciência Nuclear e suas tecnologias para estudantes do Ensino Básico. Para isto, foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru e os dados coletados serviram de base para o desenvolvimento do aplicativo, fundamentado no conceito de gamificação. O mesmo possui uma estrutura que busca estimular nos estudantes a motivação e o engajamento, para uma aprendizagem interativa, dinâmica e participativa do tema proposto. Através da reflexão por parte dos estudantes sobre os conteúdos disponíveis no aplicativo, podem ser criadas novas estruturas cognitivas de conhecimento através da reelaboração dos conceitos e construção de significados. A última etapa foi a utilização do aplicativo por estudantes de licenciatura em química que tivessem cursado a disciplina Introdução à Química Nuclear. Estes estudantes responderam questões a fim de analisar a usabilidade do aplicativo e puderam deixar sugestões de melhoria. Após serem realizadas as modificações de melhoria, o aplicativo será disponibilizado para livre acesso por meio de uma plataforma digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Bruna de Oliveira.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons