Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44081

Compartilhe esta página

Título: Textos científicos como recursos didáticos no ensino de Química: a apropriação do conceito de substância química.
Autor(es): PACHECO, Joice Eduarda de Andrade
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Sequência didática; Ciências – Conhecimentos e aprendizagem; Compostos químicos
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: PACHECO, Joice Eduarda de Andrade. Textos científicos como recursos didáticos no ensino de Química: a apropriação do conceito de substância química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Há alguns anos a formação em Ciências no Ensino Fundamental vem sendo objeto de pesquisas na área de Educação Química. A preocupação de estudiosos em relação à tradição curricular, caracterizada pela forte centralidade da perspectiva biológica e a abordagem fragmentada dos conteúdos aponta para a necessidade de mudanças no currículo escolar e na formação docente. Assim, como forma de contornar essa problemática, os documentos educacionais oficiais sugerem estratégias de desenvolvimento do pensamento científico que abarcam o ensino de Ciências em uma perspectiva interligada com o conhecimento científico, o desenvolvimento tecnológico e a influência do ser humano para com o meio em que habita. Nesse sentido, para esse trabalho foram destacadas as estratégias que priorizam o uso da leitura e da escrita, uma vez que o objetivo do presente estudo é investigar a compreensão do conceito de substância química pelos alunos do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental II, mediante a utilização de textos científicos. Este trabalho teve como participantes dez estudantes de uma escola municipal, localizada no Agreste Pernambucano, na qual foi aplicada uma SD com a temática “conservação de alimentos e aditivos químicos”. Os dados das atividades escritas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo articulados aos níveis do conhecimento químico. As estratégias agregadas às atividades possibilitaram a (re)construção e apropriação pelos alunos do conceito em questão, para além de democratizar o acesso a informação cientifica e possibilitar a interação, socialização e companheirismo entre os pesquisados. Desse modo, conclui-se que as práticas de ensino auxiliadas pela utilização de textos científicos são fundamentais pois invocam o dialogismo entre o saber científico, a leitura, interpretação e escrita, sugerido os documentos educacionais, e faz com que as informações empregadas em sala de aula se mantenham atualizadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44081
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PACHECO, Joice Eduarda de Andrade.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons